Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conheça 5 alimentos que abaixam a pressão

A pressão alta é um tipo de problema que na comunidade médica é classificado como o mal que ataca silenciosamente, ou seja, uma doença que tende a ser descoberta somente quando já é um tarde demais, em ocasiões em que o paciente já apresenta doenças cardiovasculares associadas, ou mesmo diante de um derrame cerebral, o que torna inviável o tratamento como devido justamente pela falta de tempo hábil.
 
Diante desse tipo de panorama, a melhor opção geralmente é conseguir manter uma  alimentação diária equilibrada,  priorizando produtos que regulem a pressão arterial, a fim de evitar que a médio/longo prazo sejam desencadeadas doenças relacionadas à hipertensão. Entretanto, no Brasil, que é um país no qual a cultura medicinal é mais curativa que preventiva, nem sempre se tem informações adequadas acerca de tais alimentos, o que nos leva a escrever esse artigo citando alguns dos principais deles.
 
É importante salientar que a lista de alimentos a ser esmiuçada na sequência, não visa, em hipótese alguma, levar o leitor a abster de consultas com profissionais qualificados a fim de obter o acompanhamento médico adequado à cada ocasião, sendo este, portanto, um artigo meramente informativo acerca dos alimentos e seus benefícios.
 
Morango e frutas vermelhas ajudam no combate à pressão alta
Com base em um estudo realizado na Inglaterra e que teve duração de quatorze anos, cientistas afirmaram que o Morango é um forte aliado no combate à hipertensão. A afirmação dos cientistas, na verdade, foi amparada no fato de que durante o período de estudo foram avaliados mais de cento e cinquenta mil indivíduos e, em uma taxa de oito por cento daqueles que consumiram morango e demais frutas vermelhas, foram observados melhora significativa no quadro clínico da doença, melhora essa que aparentemente é ocasionada pelos antioxidantes que podem ser encontrados em abundância nesse tipo de fruta.
 
Melancia ajudo no combate à pressão alta
Essa é uma fruta preterida por muitos, mas que possui ótimos efeitos no combate a pressão alta. De acordo com um rápido estudo que durou cerca de seis semanas na Flórida, nos Estados Unidos, a fruta pode ser útil até mesmo para aquelas pessoas que já se encontram com a doença pré-encaminhada, ou seja, que estão perto de ser diagnosticada com algum problema derivado ou mesmo a própria hipertensão. Estima-se que os benefícios sejam observados principalmente devido à concentração de l-citrulina na fruta, que é uma substância capaz de contribuir para a formação do óxido nítrico que por sua vez proporciona maior relaxamento às artérias e vasos.
 
Semente de abóbora auxilia no combate à pressão alta
Esse é um tipo de alimento não muito convencional, mas que se encaixa perfeitamente na ideia central do jargão popular de que nos menores frascos se concentram as maiores fragrâncias, pois, apesar de ser pequena em tamanho, a semente de abóbora possui propriedades que podem ser extremamente eficazes na prevenção da hipertensão, sendo que, a que mais se destaca é o potássio, uma substância capaz de promover maior elasticidade ao sistema cardiovascular.
 
Salmão auxilia no combate à hipertensão
De acordo com nutricionista, o Salmão, a exemplo de inúmeros mariscos, possui abundante quantidade de potássio em sua composição, além disso, apresenta ainda elementos importantes ao organismo, tais quais, o ômega 3 e ácidos graxos, o que combinado e tendo como peso maior justamente o potássio, pode ajudar no combate a pressão alta. Estima-se que a cada cem gramas de salmão grelhado existam cerca de seiscentas e vinte miligramas de potássio.
 
Espinafre cozido auxilia no combate à pressão alta
Um alimento rico em potássio, mas que ainda assim perde em percentual para o Salmão, estima-se que em cerca de cem gramas de espinafre cozido existam cerca de quatrocentas e sessenta e cinco miligramas da substancia, o que não é nenhum absurdo dadas as demais substâncias abundantes no alimento. Além de auxiliar na prevenção à hipertensão, o alimento pode ainda oferecer auxílio na prevenção a outras doenças igualmente graves, como por exemplo, o câncer.

Fonte clickgratis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário