Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Estudo do DNA revela padrões genéticos envolvidos em 30 tipos comuns de câncer

Pesquisa com 7 mil pessoas expõe assinaturas genéticas de processos como tabagismo, que danificam o DNA e causam a doença
Cientistas britânicos desbloquearam os segredos do DNA de 30 das formas mais comuns de câncer.
 
A pesquisa aproxima os pesquisadores da compreensão das causas das doenças e representa um avanço 'profundo' na luta contra o câncer, podendo levar a novos tratamentos e, possivelmente, até mesmo à prevenção.
 
Na maior análise de seu tipo até o momento, os pesquisadores compararam o DNA de mais de 7 mil pacientes com câncer em todo o mundo.
 
Os casos analisados incluíram os cânceres mais comuns, incluindo câncer de mama, intestino, pulmão e próstata, que respondem por mais da metade das pessoas diagnosticadas no Reino Unido.
 
O câncer é causado por mutações no DNA que se reúnem ao longo da vida de uma pessoa. Estas mutações são causadas por fatores tais como o tabaco e exposição ao sol.
 
Os investigadores analisaram para os padrões no código genético dos tumores que foram causados por essas mutações. A análise revelou 21 padrões que foram responsáveis por 30 tipos de câncer.
 
Todos os cânceres continham duas ou mais assinaturas, o que reflete a diversidade de processos que trabalham em conjunto durante o desenvolvimento do câncer. No entanto, cânceres diferentes têm diferentes números de processos mutacionais.
 
Algumas das assinaturas mutacionais foram encontradas em vários tipos de câncer, enquanto outras estão confinadas a um único tipo de câncer. Dos 30 tipos de câncer, 25 tinham assinaturas decorrentes de processos de mutações relacionados ao envelhecimento.
 
"Através de uma análise detalhada, podemos começar a utilizar os montantes enormes de informação enterradas no DNA dos cânceres para compreender como e por que surge o câncer. Nosso mapa dos eventos que causam a maioria dos casos de câncer em seres humanos é um passo importante para descobrir os processos que guiam a formação do câncer", afirma a autora da pesquisa Serena Nik-Zainal, do Wellcome Trust Sanger Institute, no Reino Unido.
 
Embora alguns cânceres sejam causados por tabaco, luz solar ou envelhecimento, as causas de muitos são desconhecidas. Alimentação, bebida, hábitos ou outros fatores externos faz com que tais mudanças no DNA posam levar a novas formas de prevenir a doença.
 
Por exemplo, se algo que comemos causa mutações, as pessoas podem receber conselhos para evitá-lo, da mesma forma como são aconselhadas a parar de fumar e a usar protetor solar.
 
Os pesquisadores acreditam que saber mais sobre a genética do câncer também deve acelerar a busca por novos tratamentos. Alguns medicamentos existentes também podem funcionar melhor para aqueles cujos tumores são causados por padrões específicos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário