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quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Agendamento de consultas online ainda sofre resistências

Segundo CEO do AvalDoc, médicos resistem em aderir à ferramenta e têm dificuldades em perceber valor. Empresa optou por incorporar serviços de gestão ao modelo de negócio
 
O ano de 2012 assistiu um boom de novas empresas com foco no agendamento online de consultas, com a promessa de levar praticidade e rapidez no atendimento de pacientes. Sites como Dr. Busca, YepDoc, Go2Doc, AvalDoc, entre outros, foram inspirados no sucesso da norte-americana ZocDoc. Com uma fórmula simples de negócio, a maioria das empresas disponibiliza informações de profissionais médicos para que o paciente possa marcar sua consulta de acordo com a especialidade, plano de saúde e localização.
 
Mas depois de um certo tempo de operação no mercado, as dificuldades começam a se tornar mais concretas. No caso do AvalDoc, o CEO David Pares conta que percebeu resistência dos médicos em incorporar a ferramenta em seu dia a dia, o que acabava acarretando conflito de agenda entre pacientes que marcavam pela internet e outros pelas vias tradicionais. “Os horários que estavam disponíveis no site, muitas vezes, não eram reais”, conta o médico e jovem empreendedor.
 
Além disso, Pares notou que muitos profissionais não enxergavam o valor agregado do serviço, uma vez que a maioria dos pacientes gerados por meio da ferramenta são conveniados, e existe a preferência dos médicos por consultas particulares.
 
Em geral, o modelo de negócios de sites com esse perfil se sustenta pela cobrança mensal junto às clínicas e profissionais de saúde, podendo variar de R$30 a R$ 200. O paciente utiliza o serviço de graça.
 
Com menos de um ano e meio no mercado, há rumores de que o YepDoc encerrou suas atividades, mas o Saúde Web, até o momento, não conseguiu confirmar a informação com a empresa. Entretanto, quando acessado o site exibe mensagem de manutenção.
  
Alternativa
Com o intuito de ampliar a atuação e alavancar o negócio, o AvalDoc anunciou em julho deste ano o lançamento de um sistema de gestão na nuvem para consultórios e clínicas e acaba de disponibilizar no mercado um aplicativo para que o médico possa gerenciar sua agenda.
 
Segundo Pares, com o sistema de gestão atrelado ao serviço de agendamento online, os médicos passaram a aderir o serviço e perceber seu valor. “A mobilidade oferecida pelo sistema em nuvem faz com que não haja a necessidade de instalação de programas e equipamentos, eliminando custos e proporcionando agilidade em todo o processo”. Além disso, o site gera relatórios para que o profissional tenha maior controle do que acontece na sua clínica.
 
Outra ferramenta que tem otimizado os possíveis problemas do serviço de agendamento online é o lembrete via SMS, que detalha a data e horário da consulta, minimizando a ausência de pacientes.
 
Atualmente a companhia conta com cerca de 1300 médicos cadastrados e oferece três tipos de planos: sistema de gestão completo (R$ 79 por médico), agendamento online (R$ 49) e perfil do profissional no site (R$ 29). Este ano o AvalDoc, pertencente a quatro sócios, recebeu investimento de ex-sócios da Lincx, um dos planos de saúde mais caros do País que foi adquirido pela Amil em 2011.
 
Fonte Saudeweb

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