Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como tirar unha encravada

Como tirar unha encravadaSó quem já teve uma unha encravada sabe o quão desconfortável e doloroso isso é. Ter seus pés ou mãos afligidos por essa enfermidade pode ser perturbador e tear o sono de qualquer um.

 Em alguns casos, isso acontece porque o formato da unha facilita o problema. Já em outros, o uso de sapatos apertados e o corte inadequado são os grandes vilões.
 
As unhas podem encravar por vários motivos. Entre eles, três são mais frequentes: algumas pessoas nascem com “deformidade congênita da unha”, ou seja, formatos que facilitam este quadro; o uso de sapatos apertados ou corte inadequado com sobra de pontas.
 
Sem dúvida, todo mundo já ouviu que o ideal é fazer o corte reto para evitar complicações. No entanto, o mais adequado é conhecer o formato da sua unha antes de cortá-la.

 O corte reto só é interessante pra quem tem o formato de unha reto. Se você tem um tipo arredondado, precisa acompanhar este desenho para não encravar.

 Além disso, é preciso ficar atento para não formar espícula, aquela pontinha de unha que às vezes é esquecida na lateral. Claro que para isso você não deve cutucá-la por horas. Se não estiver confiante, o melhor é procurar um podólogo uma vez por mês e não dispensar conforto nos calçados.

 Procure sempre manter o corte de acordo com o formato da sua unha, mas se você já está sofrendo com esse problema, siga as dicas abaixo:
 
Para tirar a unha levemente encravada, será necessário:
 
1 – Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna, por cerca de 20 minutos;
 
2 – Lavar muito bem a unha encravada e retirar qualquer sujeira que possa estar por baixo ou nas laterais da unha, com auxílio de uma espátula de unha.
 
3- Use uma tesourinha de unha como alavanca e levante suavemente a parte da unha encravada e corte-a.
 
4 – A seguir, deve-se passar alguma solução antisséptica e cicatrizante, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.
 
Depois do procedimento, recomenda-se evitar usar calçados fechados ou meias nos dias a seguir e manter a unha muito bem seca após o banho.

Para aliviar a dor da unha encravada, o que se pode fazer é passar uma pomada anestésica no local, fazendo uma suave massagem. Se observar que ela já possui pus, o melhor a fazer é não tirá-la, mas procurar por um médico.
 
O médico indicado para tratar das unhas encravadas é o dermatologista.

Como Fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário