Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bebê com doença rara pode morrer por falta de medicamento no TO

O remédio não é padronizado pelo SUS, é de alto
 custo e importado
Um bebê de seis meses que sofre de uma doença rara pode morrer, se o Estado do Tocantins não cumprir com a determinação da Justiça e adquirir o medicamento que a criança precisa.
 
O bebê ficou doente porque ingeriu o líquido da placenta da mãe, durante o nascimento, e ficou com hiperinsulinismo, que é o excesso de produção de insulina pelo pâncreas.

"Já estamos chegando aos quatro meses [da decisão da justiça] e eles [o Estado] me disseram que ainda está em processo de compra", disse o pai do bebê, Cleidivam Sousa. Segundo ele, a renda da família não chega a ultrapassar dois salários mínimos. Ele trabalha como mototaxista e a esposa como babá, em Araguaína, no norte do estado. Da última vez que tentaram comprar o Diazóxido, que inibe a produção de insulina, o valor convertido em reais de dois frascos foi de R$ 2,3 mil.

Cada frasco do remédio tem 30 ml e a criança precisa tomar três doses de 0,04 ml ao dia. O casal conseguiu seis frascos do medicamento, mas resta apenas um. Para fazer o remédio render a mãe mudou a administração das doses para duas vezes ao dia. Mas para a criança ter chances de cura, precisa tomar a dosagem da forma correta até os quatro anos de idade.

Rosilda Ferreira, mãe da criança, fala sobre a dificuldade de adquirir o medicamento. "Não tem condição e é muito difícil também para uma pessoa física importar esse medicamento. É muito desesperador. É pedir a misericórdia de Deus e o Estado que nos ajude", se emociona. 

Resposta
A Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (Sesau) informou por meio de nota "que já realizou o processo licitatório para a compra do medicamento Diazóxido, necessário para o tratamento da paciente". Segundo a Sesau, "o medicamento não é padronizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é de alto custo e importado, e somente poderia ser adquirido por meio de licitação. O medicamento deverá estar disponível para a paciente nós próximos dias, de acordo com os prazos estabelecidos pela lei". Contudo, a secretaria não forneceu uma data exata para a entrega do remédio para a família. 
 
Surgiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário