Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Remédios controlados são vendidos sem receita na internet

Na página é possível encomendar várias substâncias que exigem
 receita médica
Apevisa investiga empresa virtual que tem sede no Recife
 
A venda de remédios controlados, que só deveriam ser comercializados com receita concedidas após consulta médica, é prática comum nas redes sociais. Qualquer pessoa que acesse a web pode adquirir medicamentos com restrições, sem dificuldades. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) sabe disso e está apurando denúncia de venda ilegal da substância sibutramina - usada para emagrecer - pela internet em Pernambuco.

A droga tem uso controlado pela Vigilância Sanitária Nacional (Anvisa) e só pode ser vendida com receita azul. Segundo a Apevisa, este vendedor online tem endereço físico definido no Recife. Os clientes o acessam, encomendamo remédio e pegam a droga no local estabelecido, sem qualquer problema. “É como se fosse uma subsidiária da venda”, disse o chefe da Unidade de Medicamentos da Apevisa, Maryverson Bezerra. A denúncia foi repassada pela Anvisa e está sendo apurada pela vigilância estadual, que deve acionar a polícia.
 
 Bezerra não quis detalhar quem é o comerciante na web, já que pode dar margem para que o negócio seja tirado do ar e os infratores acabem conseguindo “sumir”, sem deixar rastro. O gestor explicou que a Anvisa tem um sistema de busca ativa para identificar irregularidades como esta, na internet, mas, mesmo assim, é difícil chegar aos criminosos. Ele enfatiza que comercializar remédios na rede é ilegal, e que há legislação restringindo o uso dessas substâncias. “Os medicamentos controlados pela portaria 344/98, quer seja tarja preta ou não, só podem ser vendidos com prescrição médica e avaliação do paciente”, afirmou.
 
A venda de sibutramina, em especial, dispara nos últimos meses do ano. Como início do Verão - e vontade de emagrecer para ficar em forma - a procura pelo inibidor torna-se mais forte nas páginas de relacionamento e sites nacionais e internacionais. No facebook várias páginas oferecem o produto abertamente, a exemplo das denominadas Sibutramina, inibidores de apetite e Sibutramina, anfepramoxa e desobesi, entre muitas outras. Vários sites também oferecemo produto. De forma geral, todos preferem mediar a venda por e-mail e usam os Correios para a entrega.

Sibutramina lesa coração

Há três anos, em janeiro de 2010, a Agência de Vigilância Sanitária Nacional (Anvisa divulgou um alerta para os profissionais de saúde sobre o uso da substância sibutramina no Brasil. A realização de um estudo, denominado SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes), demonstrou aumento do risco cardiovascular nos pacientes tratados com a substância. Ele indicou que o risco de desenvolver enfermidades cardiovasculares aumenta em 16% nos que utilizaram o medicamento, quando comparados àqueles tratados com placebo.

Com base nesse estudo, a agência regulatória da União Européia (EMA - European Medicine Agency) suspendeu a autorização de comercialização para o medicamento em toda a sua área de abrangência. Nos Estados Unidos, não houve proibição da fabricação e venda do medicamento. O FDA (FDA - Food and Drug Administration) solicitou a inclusão de novas contra-indicações na bula do produto, para informar que a sibutramina não deve ser usada em pacientes com histórico de doença cardiovascular.
 
Folha Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário