Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Varizes podem ser evitadas com a manutenção de hábitos saudáveis

Varizes podem ser evitadas com a manutenção de hábitos saudáveis Stock Photos/Stock Photos
Para ajudar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas ao sentar
 ou deitar
Alimentação balanceada e prática de exercícios físicos podem ajudar a prevenir os problemas venosos que atingem as pernas
 
Dores e inchaços nas pernas ao final do dia são queixas frequentes, principalmente quando acompanhadas de queimação e formigamento. Mas atenção: esses sintomas podem ser um sinal de alerta para problemas no sistema circulatório.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças venosas comprometem cerca de 17% da população, sendo a maioria mulheres, devido às questões hormonais.

De acordo com o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, quando as pessoas se queixam da sensação de peso e cansaço nas pernas, geralmente referem-se às alterações do retorno venoso.

Embora a hereditariedade — um dos fatores causadores das doenças circulatórias— seja um fator inalterável, podem ser tomados outros cuidados, como evitar a obesidade e o sedentarismo, não permanecer muito tempo em pé, sentado ou fazendo força excessiva e tomar cuidado com o uso de hormônios femininos, o que inclui os anticoncepcionais.

O sistema circulatório, que compreende o sangue, o coração e os vasos sanguíneos, é o principal responsável pelo fornecimento de nutrientes e de oxigênio para as células e tecidos corporais. Por isso, o especialista alerta que qualquer transtorno pode causar complicações sérias à saúde, que podem variar de uma doença leve a uma condição ameaçadora.

As maiores vilãs
Uma das maiores inimigas das pernas femininas são as varizes, caracterizadas pela dificuldade de retorno do sangue das pernas ao coração, provocado pela falha das válvulas venosas que dirigem o fluxo sanguíneo. Elas podem surgir em qualquer fase da vida, mas geralmente se manifestam na puberdade.

— Os sintomas são sensação de peso nas pernas, dor, cansaço, comichão e câimbras. As veias dilatam e deformam, se tornando visíveis e de aspecto sinuoso — ressalta o médico.

Dependendo da gravidade, podem deixar de ser um problema estético e causar sequelas como feridas de cicatrização difícil e úlceras varicosas.

Para evitar o problema, é fundamental eliminar os fatores de risco ou, pelo menos, minimizá-los. Converse com familiares e procure saber se sofrem com a doença venosa e, caso a resposta for positiva, procure reforçar os cuidados.

Segundo Elwing, neste caso, é necessário procurar um angiologista para realizar o diagnóstico e identificar o grau da doença, para que ocorra a indicação do tratamento mais adequado. Além disso, ele recomenda que os pacientes pratiquem exercícios físicos como ciclismo, natação ou hidroginástica, e cuidem da alimentação.

Saiba o que é a isquemia crônica
Outra patologia que acomete as pernas é a isquemia crônica, mais frequente em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. A dor se manifesta, geralmente, quando o paciente está caminhando e sente uma dor forte, que o obriga a ficar parado alguns minutos até que possa andar novamente. Entretanto, a dor retorna várias vezes, processo esse chamado de claudicação intermitente.

— A isquemia crônica acontece quando o sangue deixa de ser suficiente para irrigar os tecidos dos músculos, diminuindo a sua oxigenação — explica o angiologista.

A doença pode ser desencadeada por aterosclerose ou diabetes, que causa fibrose da artéria, tornando-a muito afunilada e atacando os capilares.

Segundo o especialista, é possível evitar a isquemia crônica através de uma alimentação saudável sem gorduras, boa higiene dos pés, caminhadas frequentes, controle do colesterol e parando de fumar.

Mulheres com pouca circulação da linfa podem apresentar a doença do sistema linfáticoMulheres que tem menor circulação da linfa pelo corpo também podem apresentar a doença do sistema linfático. Como o fluido fica mais estagnada, uma parte vai para fora do vaso, ficando acumulada debaixo da pele.

Por esse motivo, ocorrem inchações nos pés, tornozelos e pernas. Caso esse linfedema aumente, pode causar dor local, deformidades e dificuldades para movimentar as pernas e braços.

A causa pode ser congênita ou adquirida por infecções dos vasos linfáticos. O tratamento é feito por meio de medicamentos que promovem a contração dos capilares.

Pernas em ordem

Confira algumas dicas para evitar o problema

Mexa-se

Caminhe, suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé para evitar dor e inchaço.

Relaxe as pernas
Depois de um dia cansativo, relaxe as pernas com um banho frio. Evite a exposição prolongada ao sol. Banhos quentes ou saunas podem provocar dilatações das veias e induzir ao inchaço.

Eleve as pernas
Para ajudar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas ao sentar-se no sofá ou quando for se deitar.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário