Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Problemas no estômago podem ser frutos do estresse

Problemas no estômago podem ser frutos do estresse Szekeres Szabolcs/Deposit Photos
Estado de estresse pode resultar em gastrite, segundo a SOBED
Órgão é uma das partes do corpo mais afetadas com a pressão do dia a dia
 
Definido como epidemia global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse, é um dos maiores causadores de doenças crônicas nos dias de hoje. Recentemente, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) alertou que trabalhar sob pressão, ter rotina estafante e traumas são alguns dos fatores que podem desencadear doenças como a gastrite.
 
— Quando a pessoa está em estado de estresse, o estômago aumenta a liberação de ácido clorídrico (HCl). Isto pode resultar em uma gastrite ou até mesmo uma úlcera (gástrica ou duodenal), dependendo do período de exposição e de estresse — afirma o gastroenterologista Gustavo Andrade de Paulo.
 
Em 2012, pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em tradução livre), nos Estados Unidos, sugeriu que até 90% de todas as indisposições e doenças estão relacionadas ao estresse. A pesquisa mostra que o estresse crônico pode baixar a imunidade e deixar as pessoas mais suscetíveis a doenças e infecções.
 
Os principais sintomas da gastrite e das úlceras (do estômago e do duodeno) são dores e queimação no epigástrio ("boca do estômago"), que vai desde o esterno (osso central do tórax) até o umbigo. As dores manifestam-se especialmente com o estômago vazio.
 
— Longos períodos de jejum permitem que o ácido irrite mais a mucosa. Tipicamente, a dor desperta o paciente à noite e tende a desaparecer com a ingestão de alimentos ou antiácidos — completa o especialista.

Segundo o gastroenterologista, quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores são as chances de evitar um avanço no quadro de pacientes.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário