Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Como reconhecer os sinais da depressão?

Como reconhecer os sinais da depressãoQuem nunca disse: “hoje estou em deprê” ou ainda “não estou a fim, estou em deprê” Essa expressão faz todo o sentido! Quando você está desanimado, descontente, triste, sem ânimo para sair ou namorar, são sinais de que alguma coisa está errada.
 
Essa manifestação será passageira, terá um motivo aparente. Caso essa manifestação for uma constante ou durar mais que duas semanas, o que fazer? Com quem conversar? A quem procurar ajuda? Será que estou com depressão? O que é depressão? Quais os sinais da depressão? A quem podemos recorrer? Qual o especialista que pode ajudar?
 
O que é depressão?
A depressão é um descontrole no comportamento afetivo comprovado cientificamente. É uma doença que precisa de tratamento. Dependendo do grau do desenvolvimento da doença, pode levar o indivíduo ao suicídio e a morte.
 
A depressão não escolhe sexo, idade ou classe social, está relacionada à nossa genética e a demais fatores psicológicos e sociais.
 
De acordo pesquisas divulgadas, as mulheres sofrem de depressão com índices mais elevados do que os homens devido à depressão pós-parto.
 
Podemos dizer que é a doença do século, de cada cinco pessoas, uma sofre de depressão ou está mais suscetível a desenvolver a doença.
 
Tipos de depressão
Os três grandes tipos de depressão são a depressão típica, o transtorno bipolar e a distimia. Além da depressão pós-parto.
 
Fatores e sinais que podem indicar o início de uma depressão
Ficamos tristes por determinada situação como a perda do emprego, o fim de uma relação, discussão com familiares e amigos, existe uma causa aparente para essa tristeza. No caso da depressão, um dos sinais é uma tristeza profunda sem causa específica, a perda ou ganho de peso, deixar de executar tarefas como trabalhar, estudar, namorar.
 
Outros fatores que podem indicar o início de uma depressão é o isolamento, a falta de apetite ou apetite exagerado, desinteresse pelas situações cotidianas, desequilíbrio emocional, sentimentos de impotência e culpa, desânimo, insegurança, baixa autoestima, sentimentos de medo, apatia, ansiedade, angustia, vazio, mau humor, ficar irritado facilmente, desinteresse sexual, insônia ou aumento do sono e o estresse.
 
Que profissional procurar?
De imediato, deve-se procurar um médico, geralmente, um Clínico Geral. É o especialista mais procurado para indicar qual o melhor tratamento;
 
A escolha do profissional dependerá do grau do desenvolvimento da doença (intensidade), do tempo em que o indivíduo está doente (período curto), da complexidade (qual o tipo de depressão). Muitas vezes, a própria pessoa consegue perceber que algo está errado. Isso dependerá do quanto que seu estado psicológico está afetado.
 
Tipos de tratamento
Dependendo do grau da doença, o tratamento é feito com medicamentos, antidepressivos, mas deve-se ter cautela, pois pode causar a dependência química. Deve-se tomar com prescrição médica e apoio de um psicólogo ou psiquiatra.
 
O tratamento pode ser feito com a ajuda da psicoterapia. A terapia, feita por um psicólogo, irá ajudar o indivíduo no seu comportamento, pensamento e sentimento.
 
Muitas vezes o indivíduo não percebe sozinho que tal situação está ocorrendo. É fundamental que a família e amigos possam ajudar no tratamento.
 
Existe a cura para a depressão. Deve-se procurar um médico especializado, de imediato.
 
Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário