Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Secretaria de Saúde da Bahia pede que seja garantido direito de defesa a médico cubano

Divulgação
Sesab informou que não cabe à secretaria a fiscalização do
 exercício da profissão
Profissional foi afastado após suspeita de receitar doce excessiva de medicamento
 
A Sesab (Secretaria da Saúde do Estado) afirmou que está acompanhando, em conjunto com o Ministério da Saúde, o caso em que um profissional cubano que foi afastado de suas funções após denúncia.

O profissional faz parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal, e foi afastado pela Secretaria de Saúde do município de Feira de Santana, que fica a 109 km de Salvador, após denúncia na câmara de vereadores da cidade, suspeito de ter receitado dose excessiva de medicamento a um paciente.

A criança não chegou a tomar o remédio, pois a família desconfiou da quantidade indicada. O médico havia receitado 40 gotas, mas como a criança só pesa 10 kg, o ideal era ter receitado apenas 10 gotas.

Em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (21), a Sesab informou que não cabe à secretaria a fiscalização do exercício da profissão médica e sim ao conselho de classe e disse ainda que "a Secretaria espera que seja dado ao profissional o mesmo tratamento dado a qualquer outro profissional brasileiro e que seja garantido o amplo direito de defesa".

Mais Médicos
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, na Bahia trabalham 320 médicos cubanos em 144 municípios. A Bahia é o estado com o maior número de municípios inscritos no programa. Nas duas primeiras fases, o Mais Médicos destinou 411 médicos para o Estado; em todo o país serão 13 mil profissionais até 2014.
 
Os médicos participaram de curso coordenado pelo Ministério da Saúde. Na capital baiana, os médicos receberam informações diversas como as principais patologias no estado, programas de saúde e sobre a rede de serviços, inclusive, hospitalares.
  
Assista ao vídeo:
 

 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário