Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cientistas suíços descobrem gene que reduz obesidade em roedores

Projeto de lei beneficiará pessoas com obesidade (Foto: LG Rodrigues / G1)
Foto: LG Rodrigues / G1
Pesquisa em roedores pode contribuir no combate à obesidade
em humanos
Deficiência parcial do gene MCR1 causa menor acúmulo de gordura. Descoberta ocorre após 15 anos de pesquisa científica feita na Suíça
 
Cientistas suíços descobriram um gene que impede o desenvolvimento da obesidade, em um estudo com roedores geneticamente modificados que se submeteram a uma dieta rica em gordura e açúcar.
A descoberta é resultado de 15 anos de pesquisa de cientistas da Universidade de Lausanne (Unil) na Suíça, segundo informou a instituição em comunicado.
 
Roedores transgênicos submetidos ao estudo tiveram uma deficiência parcial do gene MCR1, um transportador de lactatos do alimento para os neurônios, além de uma menor acumulação de gordura no fígado. "Enquanto o peso dos roedores do tipo selvagem aumentou 16,7% após 12 semanas, os roedores transgênicos só engordaram 7,7%", explicou o professor do Instituto de Fisiologia da Unil, Luc Pellerin.
 
Os resultados do estudo sugerem que no futuro se poderia utilizar o descobrimento com fins terapêuticos e bloquear parcialmente o gene MCR1 através de um inibidor de sínteses, embora sejam necessários mais estudos sobre o assunto.
 
Pellerin insistiu que o enfoque farmacológico só pode ser uma ajuda na luta contra a obesidade e que o estilo de vida, a dieta e a atividade física continuam sendo as principais armas contra a doença.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário