Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sérgio Côrtes é condenado por desviar verba da saúde

Segundo Justiça carioca, secretário de Saúde tirou verbas da pasta para aplicar em propaganda e terá que devolver dinheiro
 
Sérgio Côrtes, secretário de Saúde, e Ricardo Luiz Rocha Cota, subsecretário de Comunicação Social, ambos do estado do Rio de Janeiro, foram condenados pela Justiça do Rio por terem aplicado verbas destinadas à saúde em propaganda. Em nota, o secretário negou as acusações e anunciou que deixará o governo de Sérgio Cabral até o último dia de dezembro para estudar na Universidade Harvard, em Boston, EUA.
 
Em 2009, foram publicadas no Diário Oficial duas resoluções conjuntas que transferiram R$ 10,1 milhões do Fundo Estadual de Saúde para a Subsecretaria de Comunicação Social da Casa Civil. Côrtes e Cota foram processados (e condenados) em uma ação popular movida pelo Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, por lesarem os cofres estaduais.
 
Além da anulação das duas resoluções, o governo terá que devolver o dinheiro da Subsecretaria de Comunicação Social para a Secretaria de Saúde, acrescido de 1% ao mês e correção monetária. Côrtes e Cota deverão dividir com o estado o pagamento.
 
Mais condenações
Uma auditoria do Ministério da Saúde concluiu ainda que o secretário é responsável por um contrato superfaturado para o fornecimento de refeições para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) em 2006, quando dirigia a instituição.
 
Após irregularidades encontradas pela Controladoria Geral da União em contratos de hospitais federais do Rio com empresas terceirizadas, uma auditoria em um contrato do Into concluiu que Côrtes foi o responsável pelo prejuízo de R$ 3,4 milhões em 2006. O ministério da Saúde determinou que o dinheiro seja devolvido.
 
* com informações dos jornais Extra e O Globo
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário