Quem vinha atrás de mim falava que eu mancava de uma perna e não estava percebendo”, lembra. Somente após um exame para descobrir porque estava engordando, mesmo tendo o hábito de fazer caminhadas e frequentar a academia, é que Sueli começou a ver que algo estava errado. Depois de um ano e meio, após serem descartados problemas na tireoide e nos ossos, ela recebeu o diagnóstico final: estava com esclerose múltipla.
Essa doença neurológica ocorre quando o sistema de defesa do organismo destrói a camada de gordura que envolve os neurônios, levando a vários sinais e sintomas, como problemas de visão, coordenação, equilíbrio e força. Evolui ao longo dos anos, podendo se manifestar por crises de perda de visão e fraqueza muscular. No caso de Sueli, o problema está nas pernas.
Por isso, para aliviar os sintomas da doença, ela frequenta, desde meados de 2011, o Centro de Reabilitação Especializado (CER) de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Toda terça-feira, das 13h às 14h, faz exercícios para fortalecer a musculatura e alongamento. “De vez em quando, também faço bicicleta sem carga, porque com carga eu não consigo mexer o pedal”, acrescenta. Para complementar a atividade, Sueli faz hidroginástica em uma instituição da prefeitura.
Desde que começou a frequentar o CER de São Bernardo, a professora conta que aprendeu a conviver melhor com a doença, graças à dedicação dos profissionais. “Nos dias em que eu faço, tenho uma disposição bem melhor”. Segundo Sueli, a equipe que a atende é bastante prestativa. “As fisioterapeutas são muito boas. Sabem o que fazem e tratam a gente muito bem”, observa.
Rede pública
Hoje em dia, estão em funcionamento 102 CER e 21 Oficinas Ortopédicas – serviços oferecidos na rede pública. Para ampliar ainda mais o atendimento às pessoas com deficiência, o Ministério da Saúde doou 108 veículos adaptados e financiou a construção de mais 110 CER e 37 Oficinas Ortopédicas, além da reforma e ampliação de 45 CER e três Oficinas e equipamentos para 69 CER e 15 Oficinas.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário