Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde durante o verão

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde durante o verão Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Hidratação e proteção solar são medidas importantes para o organismo não sofrer com o excesso de calor

Em tempos de calor intenso, com sensação térmica ultrapassando os 40°C, todo cuidado é pouco para evitar doenças típicas do verão. Os especialistas recomendam beber água, evitar exposição ao sol no período entre 10h e 16h e sempre usar de protetor solar.

Segundo o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro Nelson Nahon, o maior perigo na temporada de verão, além do excesso do sol, é a desidratação. Ele alerta para os cuidados com a alimentação:

— Tem muita gente que se alimenta na rua. É preciso prestar atenção na qualidade, e, nas praias, tem que ver se os ambulantes estão com os alimentos expostos por muito tempo — disse.

Para o médico, há muita gente que comete abusos, como é o caso das pessoas que ficam durante um período longo nas praias.

— O pessoal fica, às vezes, o dia inteiro sob o sol intenso e ainda leva crianças com menos de seis meses para a praia. Isso não é indicado — analisou.

Segundo o médico, a principal consequência da exposição excessiva ao sol é a desidratação que, dependendo da intensidade, pode provocar diarreia e vômito.

— No caso mais acentuado, se a pessoa passar mal, tem que ir para um hospital e tomar soro. A desidratação pode ser uma coisa perigosa, principalmente em pessoas mais idosas e mais novas — informou.

Nahon aconselha que diante de vômitos e tonturas a pessoa procure uma unidade de saúde para uma consulta.

— O vômito é um sinal, junto com o sol forte e a falta de hidratação. Isso é um alerta — disse.

Para quem não tem hábito de fazer exercícios e pretende mudar de vida neste começo de ano, o cardiologista Serafim Borges recomenda que o interessado comece o projeto de vida saudável ao ar livre, logo nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde.

— Tem que fazer exercício antes das 9h ou depois das 17h. Se não for assim é melhor deixar para começar a fazer os exercícios em outra época do ano. Lamentavelmente, muitas pessoas começam porque desejam seguir a velha história de que, quando chega o verão, é preciso fazer exercício e emagrecer, e não toma cuidado — disse.

O médico sugeriu alimentação rica em carboidrato e livre de gordura animal, uso de roupa clara ventilada e leve; e forte hidratação.

— A melhor hidratação nos 30 minutos iniciais de uma corrida ou de uma caminhada é a água. Após os 30 minutos pode ser uma água de coco sempre bem gelada — recomendou.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário