Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Por um 2014 com menos sódio e mais saúde: abuse de ervas, alho e cebola

Brasil consome o dobro do sal recomendado pela OMS e, logo, tem 25% de sua população com hipertensão; temperos naturais têm atuação anti-inflamatória e poder oxidante

Todo mundo fala mal do açúcar e da gordura. De fato, ambos são prejudiciais à saúde e vale a pena evitá-los. O que a maioria de nós se esquece, no entanto, é que o sal compõe esta tríade de vilões. No Brasil, o consumo per capita de sal é de 10 gramas diários, o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os tabletes industrializados de caldo de galinha e carne, além do saleiro à mesa e as pitadas extras de sal para o cozimento costumam carregar os alimentos de sódio, um passo em direção à pressão alta. Por aqui, a hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adultas, chegando a mais de 50% na população com mais de 60 anos. Até os mais jovens têm se tornado alvo: 5% das crianças e adolescentes sofrem de pressão alta, doença responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Para fazer com que esses índices caiam, não é preciso abrir mão do sabor. Para dar um gostinho extra nos alimentos, e ainda atrelar doses de saúde às refeições, a dica dos cardiologistas é substituir os temperos prontos pelos naturais com benefícios como atuação antinflamatória e poder antioxidante.

Veja alguns temperos que ajudam a driblar o sal:

Alecrim: de sabor inconfundível, é possível usá-lo como opção para dar gosto, reduzindo o sódio.

Alho: rico em uma substância chamada saponina, ele tem poder de reduzir o colesterol ruim (LDL).

Cebola: rica em flavonoides, ela tem propriedades anti-inflamatórias.

Coentro: fonte de ferro, magnésio e manganês. Estudos indicam que o coentro diminui o índice de açúcar no sangue, o colesterol ruim e facilita a digestão.

Cúrcuma (açafrão-da-terra): a curcumina presente nesse alimento é um antioxidante poderoso, que inibe não só a inflamação, mas ajuda a prevenir o câncer.

Gengibre: de sabor característico, além de dar mais gosto a alguns tipos de alimento, ele promove a queima de gordura por acelerar o metabolismo.

Louro: contém potássio, cálcio, fósforo e ácido fólico. Favorece o sistema digestivo e é um delicioso tempero.

Manjericão: muito utilizado na culinária italiana, a folha é rica em cálcio, além de proporcionar um sabor intenso aos alimentos.

Manjerona: pode ser adicionada aos alimentos para doar sabor e evitar o uso do sal.

Noz moscada: doa um sabor único aos alimentos.

Pimenta preta: também é opção na hora de reduzir o sal e deixar a comida mais saborosa.

As pimentas também contém uma substância que acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras.

Salsa: contém vitaminas A, B1, B2, C e D.

Tomilho: fonte de vitaminas C, D e também do complexo B.

Usar orégano é uma ótima opção para doar sabor a uma preparação.

Alimentos como o gengibre e a cebola, por exemplo, carregam em seus nutrientes a capacidade de ajudar o corpo a inibir inflamações. Adotá-los como parte de uma dieta equilibrada, além de fortalecer o sistema imunológico, aumenta a capacidade do corpo de lutar contra a ação de micro-organismos como vírus, bactérias e fungos prejudiciais à saúde.

A salsa funciona como um diurético suave (aumenta o volume e o grau do fluxo urinário) além de ajudar na digestão. A pimenta, além de ser fonte de vitaminas B e C, tem propriedades anti-inflamatórias e já existem estudos relacionando o consumo à prevenção de câncer de pele, próstata e artrite.

Uma dica é ter sempre à mão porções de temperos para polvilhar em seu prato, de acordo com seu estado físico e emocional. Para a dieta de desintoxicação você poderá usar pimenta-do-reino (aumenta o ritmo do metabolismo), cominho (estimula o sistema digestivo), cúrcuma (melhora a imunidade), canela (ajuda o controle da pressão arterial e do colesterol), gengibre (antinflamatório, reduz quadros de dores) e cardamomo (auxilia o trato gastrintestinal).

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário