Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tenha uma vida mais saudável comendo alcachofra

alcachofraTer bons hábitos alimentares é, sabidamente, uma das melhores maneiras de evitar doenças e ter uma vida saudável, por isso, quanto mais conhecimento acerca dos alimentos capazes de auxiliar nesse processo, melhor, pelo que, nesse artigo falaremos em específico sobre a alcachofra

Cynara cardunculus é o nome cientifico da alcachofra, que é uma planta de origem europeia e faz parte de 22 mil espécie de plantas diferentes entre elas o girassol e as margaridas. A alcachofra é uma planta cultivada em todo o mundo e bastante apreciada por quem conhece seus poderes medicinais e propriedades exóticas.

Como identificar a alcachofra?
A planta pode medir cerca de 2 metros de altura, e geralmente possui folhas verde-acinzentadas, sendo também, por vezes, espinhosa. As folhas podem ter de 50 a 80 centímetros de comprimento e 40 centímetros de largura, suas flores costumam ter uma coloração em tom azulado com leve variação para o roxo.

Cultivo da alcachofra
O plantio dessa planta pode ser feito tanto através de sementes como através de mudas, sendo que essa última opção costuma ser a mais eficaz. Geralmente o plantio é feito na estação de outono e colhida na primavera, sendo muito produzidas no Brasil nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Vida mais saudável com a alcachofra
A alcachofra oferece ao corpo inúmeros nutrientes, tais como vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês.

Devido à grande riqueza nutritiva, a planta é conhecida como planta medicinal, visto que atua como tônico digestivo, diurético, estomáquico, hepatoprotetor, laxante do tipo que não irrita a mucosa dos intestinos e muito mais.

Apesar de todos os benefícios oferecidos pela alcachofra, o consumo desse tipo de alimento deve se dar de maneira moderada, além do que, deve ser evitado por pessoas alérgicas ao alimento e também por gestantes.

Clickgratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário