Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Terapias complementares no tratamento da enxaqueca

Óleo de lavanda, com propriedades calmantes, pode ser
 usado em massagens nas têmporas
Massagens, óleos e chás ajudam no alívio de dores, segundo autora de livro sobre o tema
 
Autora do livro "50 Coisas que Você Pode Fazer para Lidar com a Enxaqueca", Wendy Green, faz sugestões de terapias complementares para melhorar seu bem-estar e ajudar a reduzir a frequência ou a duração das crises de enxaqueca.
Use óleos essenciais
A aromaterapia – que utiliza óleos essenciais extraídos de raízes, talos, folhas e flores de plantas – age sobre o hipotálamo, a parte do cérebro que controla as glândulas e o sistema hormonal, influenciando assim o humor e reduzindo os níveis de estresse.
O óleo de lavanda, que tem propriedades calmantes e analgésicas, pode ser usado em suaves massagens nas têmporas para trazer alívio durante uma crise. Já o óleo de menta, além de agir contra a dor pode combater a náusea. Adicione umas poucas gotas em água quente ou fria e molhe uma pequena toalha, que deve ser usada como compressa na testa ou na nuca. Como o óleo de menta é estimulante, evite usá-lo perto da hora de dormir.
 
Beneficie-se com as plantas
Os especialistas prescrevem as seguintes plantas para ajudar a aliviar as enxaquecas: camomila alemã (alivia a dor e relaxa); solidéu (reduz a tensão e é antiespasmódica); valeriana (é antiespasmódica, calmante e sedativa); melissa (tranquiliza a mente). Faça infusões, usando 30g (2 colheres de sopa) de ervas frescas ou 10g (2 colheres de chá) de ervas secas. Derrame água fervendo sobre as plantas, cubra e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe e consuma como chá, adicionando mel a gosto.
 
Use o poder do toque
A massagem é um meio antigo e eficiente de reduzir o estresse e além de eliminar tensões e dores, estimula a circulação e a imunidade.
Use algumas gotas de seu óleo de aromaterapia preferido em um óleo de base e aplique uma das seguintes técnicas nos pontos de tensão:
- Movimento de afago: deslize as mãos sobre a pele em ritmo lento e rítmico em leque ou circulares

- Amassamento: use as mãos alternadas, apertando e soltando a pele entre os dedos e os polegares

- Fricção: usando os polegares, aplique pressão uniforme em pontos estáticos de cada lado da coluna, ou faça pequenos círculos
Faça reflexologia na mão
Para facilitar e tratar de si mesmo experimente a reflexologia nas mãos – em vez dos pés. Aqueça cada mão batendo em cada palma com o punho da outra mão. Usando o polegar direito na palma esquerda, comece cerca de um quarto do caminho para cima da borda interna, suba devagar para o polegar esquerdo, comprimindo com firmeza. Continue trabalhando pela palma da esquerda para a direita, seguindo para cima até cerca de 2 cm abaixo da base dos dedos. Repita na mão direita usando o polegar esquerdo.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário