Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Atividades aquáticas relaxam e melhoram o condicionamento

Atividades aquáticas relaxam e melhoram o condicionamento  Jonas Ramos/Especial
Foto: Jonas Ramos / Especial
Os exercícios realizados dentro da água aumentam a resistência física e melhoram a circulação sanguínea e a coordenação motora
 
Por ser uma prática prazerosa e com eficácia comprovada, as atividades aquáticas como a hidroginástica, por exemplo, estão sempre entre as mais procuradas pelas pessoas que buscam uma modalidade animada, em grupo, e que seja de baixo impacto para as articulações. Com a chegada das altas temperaturas, a procura por esse tipo de atividade aumenta, mas é importante sempre estar atento para realizá-las com o acompanhamento de um profissional da saúde.
 
Segundo a fisioterapeuta da Mercur, Tânia Fleig, ao realizar exercícios dentro da piscina, a pressão da água faz com que aconteça o aumento da resistência física e cardiopulmonar, além da melhora da coordenação motora e equilíbrio. 
 
- Ao praticar algum exercício dentro da água, o organismo desenvolve força e resistência muscular, melhorando assim o condicionamento físico - explica a profissional.
 
Outro benefício da atividade aquática é a redução do peso do corpo em até 90%. Com isso, os impactos são menores por conta da flutuabilidade, o risco de lesões diminui, além de facilitar a execução de movimentos variados.
 
Indicado para qualquer idade, os exercícios aquáticos quando realizados em ambientes com piscina coberta, podem ser feitos em qualquer horário do dia, e também serem alternados com outras atividades físicas realizadas fora da piscina. Já em piscinas abertas, é importante ter o cuidado para os horários de maior exposição ao sol, principalmente no verão.
 
- Além do prazer proporcionado nestes ambientes, por conta do calor, as pessoas podem aliar momentos de lazer com o cuidado com a saúde, realizando exercícios físicos. Essa é uma maneira divertida de trabalhar todos os músculos do corpo e queimar muitas calorias - dependendo da intensidade dos exercícios, pode se perder cerca de 400 por cada 50 minutos de aula - destaca a especialista.
 
As atividades aquáticas também promovem o relaxamento do corpo, pois a água produz um efeito massageador e facilita o alongamento muscular. Além disso, estas atividades estimulam a liberação de endorfinas, que são hormônios que agem como redutor natural da dor no corpo e aumentam a disposição e o prazer na realização de exercícios, contribuindo para a sensação de bem-estar.
 
Quando o exercício é realizado na água aquecida, a temperatura dilata os vasos sanguíneos, o que ajuda a melhorar a circulação, relaxar os músculos e diminuir as dores. Acessórios como, bolas de tamanhos diversos, bem como discos para treino de equilíbrio, também chamados de discos de propriocepção, podem ajudar na execução dos exercícios. As bolas de massagem também podem ser utilizadas durante ou depois da atividade.
 
A fisioterapeuta sugere algumas dicas para quem quiser praticar atividades aquáticas:
 
- procurar a ajuda de um profissional para acompanhar e indicar as atividades;
 
- se possível, usar meias ou sapatos especiais que ajudam a aumentar a aderência ao fundo da piscina e auxiliar na prevenção de quedas;
 
- observar a profundidade para que os exercícios sejam executados de forma adequada sem forçar a musculatura;
 
- hidratar-se corretamente, antes e depois das atividades. O fato de a atividade ser na água não elimina a necessidade de hidratação.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário