Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Tratamento com onda magnética pode aliviar enxaqueca

BBC
Organização britânica indica tratamento para pacientes que não
 obtiveram resultado com outras terapias
Não invasiva, técnica consiste em colocar sob o couro cabeludo um aparelho portátil que gera campos magnéticos indolores, ferramenta já é usada contra a depressão e esquizofrenia
 
O Instituto Nacional Britânico para Excelência Clínica e de Saúde (NICE, na sigla em inglês) divulgou uma orientação recomendando o uso de estimulação magnética transcraniana para pacientes de enxaqueca. O tratamento é não invasivo; o aparelho portátil é colocado sobre o couro cabeludo e gera campos magnéticos indolores.
 
A organização voltada para saúde pública diz que o procedimento ainda é relativamente novo e reconhece ser necessário levantar mais dados a respeito de sua eficácia e segurança no longo prazo.
 
Em um teste feito com 164 pacientes, a estimulação funcionou duas vezes mais do que uma terapia com placebo e cerca de 40% dos voluntários já não sentia dores depois de usar o dispositivo.
 
Mas, segundo o NICE, a terapia, em que uma bobina gera campos magnéticos que ativam ou inibem neurônios, pode ser útil para pacientes que já tentaram outros tratamentos e não conseguiram alívio.
 
Conheça alguns alimentos que ajudam a aliviar a dor:
 
- Ácidos graxos, como os presentes no azeite de oliva, sardinha e outros alimentos são ótimos para aliviar a dor
 
- A água é essencial. A desidratação desencadeia crises
 
- O orégano ajuda a combater inflamações que podem aumentar a dor
 
- A granola é rica em triptofano, assim como a banana, maracujá e outros grãos integrais. Eles ajudam a combater a dor
 
- Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau, etc) ajudam a aliviar a enxaqueca
 
- Pimentas também são auxiliares para aliviar a dor
 
Segundo estatísticas, a enxaqueca é uma doença comum na Grã-Bretanha, afetando uma em cada quatro mulheres e um em cada 12 homens. No Brasil, estudos de 2009 apontam a incidência de enxaqueca em cerca de 15% da população.
 
Existem muitos tipos de enxaqueca, com ou sem aura e com ou sem dor. Também existem várias opções de tratamentos, incluindo a administração de analgésicos comuns como o paracetamol.
 
Peter Goadbsby, presidente da Associação Britânica para o Estudo da Dor de Cabeça, disse que muitos pacientes que sofrem do problema podem se beneficiar da estimulação magnética transcraniana.
 
A chefe da organização de caridade Fundação Enxaqueca da Grã-Bretanha, Wendy Thomas, também aprova a nova orientação do NICE.
 
"Muitos têm suas vidas afetadas pela enxaqueca. Aprovamos as orientações do NICE que possam ajudar a melhorar o futuro de muitas pessoas para as quais os outros tratamentos não funcionaram", afirmou.
 
O NICE recomenda ainda terapias como acupuntura.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário