Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Icesp abre oficinas de culinária para pacientes com câncer

Foto: Reprodução
Objetivo é ajudar a driblar sintomas do tratamento, como a falta de apetite e os enjoos. Aulas atendem cerca de 80 pessoas por mês
 
É comum que pacientes com câncer em tratamento percam o apetite e apresentem dificuldades para se alimentarem. O serviço de nutrição e dietética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), pensando no problema, passou a oferecer aulas práticas de culinária para ensinar pacientes e acompanhantes a preparar receitas que estimulem o paladar e reduzam os efeitos colaterais comuns da quimioterapia, como náuseas e dor para engolir.
 
As oficinas acontecem toda terça-feira e atendem cerca de 80 pessoas por mês. As receitas são testadas pela equipe antes das aulas e, além de gostosas e saudáveis, buscam ser de baixo custo.
 
Suco de maçã com limão e hortelã, por exemplo, apesar de simples, ajuda a aliviar a sensação de boca seca e enjoo, comuns durante o período de quimioterapia. Entre os pratos principais, o rocambole salgado de fubá é uma das mais pedidas.
 
A oficina inclui a participação de uma psicóloga, para que os acompanhantes sejam auxiliados a compreender o comportamento do paciente nesta fase do tratamento e aprendam a melhor maneira de lidar com estes sintomas.
 
A quimioterapia impede a multiplicação de células malignas. O processo, entretanto, pode causar alterações no paladar como a redução ou ausência da sensibilidade aos sabores. Apesar de temporários, esses efeitos são um dos principais responsáveis pela diminuição do apetite e perda de peso dos pacientes.
 
Além das aulas semanais, o Icesp publica gratuitamente na internet (em pdf) um cardápio elaborado com dicas e preparações de pratos salgados, doces e bebidas, indicados para amenizar cada tipo de sintoma.
 
* com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário