Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Atenção: comida de praia em dias quentes pode provocar infecção, explica especialista

Agência Estadão
Consumo de comidas na beira da praia deve ser evitado em
dias de muito calor
Nutróloga explica que pessoas devem evitar alimentos expostos ao sol e calor 
 
O calor e o aumento das atividades físicas no verão provocam um aumento nos casos de infecções gastrointestinais e de desidratação. Quem costuma frequentar a praia nos dias quentes deve ter atenção redobrada de acordo com a nutróloga Ana Luisa Vilela.
 
De acordo com a especialista, o consumo de petiscos devem ser controlados. O queijo coalho, raspadinhas e salgados são os principais vilões da infecção gastrointestinal. De acordo com Ana, todo alimento que fica exposto muito tempo ao sol ou ao calor deve ser evitado.
 
A gastroenterologista do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) Debora Poli também alertou para a conservação dos alimentos em casa. Nesta época do ano, os ovos devem ser bem cozidos e as frutas, verduras e legumes lavadas e higienizadas adequadamente.

— As carnes de todo o tipo também devem ser conservadas corretamente. Outro alimento frequentemente consumido nesta época do ano e que oferece risco são as ostras e os mariscos. É importante verificar a procedência desses alimentos, que são consumidos crus.
 
A recomendação é que se opte por alimentos ricos em água nesta época de altas temperaturas. Para manter a hidratação, o ideal é abusar do consumo de água pura ou de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais e chás (evitar os chás preto e mate, que contêm grande quantidade de cafeína) e também de frutas, em especial melancia e melão.
 
Desidratação
Além dos problemas gastrointestinais, muita gente sofre de desidratação no verão. Em um dia normal, perdemos cerca de 2 litros de água por meio do suor, urina, fezes e respiração, mas em um dia de calor, esse valor pode aumentar.
 
— Desidratação é grave e devemos ficar de olho, por isso, é necessário sempre procurar sombras e locais arejados, usar roupas leves e ingerir bastante líquido.
 
Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas como a obesidade, diabetes e hipertensão devem tomar mais cuidado, pois são mais suscetíveis à desidratação. A desidratação e perda severa de líquidos, seguida de diarreia e vômitos , é importante consultar um médico.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário