Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Confira dicas para preparar lanches saudáveis para as crianças

Confira dicas para preparar lanches saudáveis para as crianças Hippo/Divulgação
Foto: Hippo / Divulgação
Alimentação saudável é responsável por garantir o
 desenvolvimento dos pequenos
Pais devem ficar atentos à escolha dos alimentos
 
Com a proximidade da volta às aulas, os pais devem ficar atentos para os lanches que as crianças e os adolescentes consomem no intervalo dos estudos. A alimentação saudável é a responsável por garantir o crescimento, o desenvolvimento e a saúde infanto-juvenil. Além disso, previne a ocorrência de doenças como diabetes, obesidade, pressão alta, anemia e até mesmo alguns tipos de câncer.
 
A nutricionista Paula Barbosa Corrêa explica que um lanche equilibrado reúne um item de cada grupo de alimentos: energéticos (pães, bolos, biscoitos ou cereal matinal), construtores (leite, iogurte ou queijos) e reguladores (frutas ou sucos de fruta). Ela aconselha os pais a aproveitarem o momento de preparar a lancheira para explicar aos filhos a necessidade de se alimentar bem.
 
— Paciência, persistência e dedicação resultam em crianças mais saudáveis e mais flexíveis na hora de comer. Mesmo se alimentando na cantina, os lanches podem ser mais leves e nutritivos, é uma questão de escolha por parte dos jovens— afirma Paula.
 
A nutricionista indica o estabelecimento de um acordo com os jovens, reservando um dia da semana para a cantina. Nos casos em que a alimentação na escola é inevitável, as melhores alternativas são sanduíches, suco natural, iogurtes e vitaminas.
 
Veja algumas dicas da nutricionista Paula Barbosa para preparar lanches da melhor forma:
 
- Estimule o consumo de frutas: ofereça três frutas diferentes ao longo do dia, selecionando principalmente as da estação e respeitando o gosto da criança
 
- Gorduras: dê preferência aos óleos vegetais e gorduras derivadas do leite. Evite alimentos que possuam gordura vegetal hidrogenada (gordura trans)
 
- Seja persistente: insista na oferta do mesmo alimento, em apresentações diferentes. Para aceitá-lo a criança precisa experimentá-lo, pelo menos, de 8 a 10 vezes
 
- Elimine os conservantes: prefira alimentos naturais, sem adição de açúcar e conservantes ou aditivos artificiais
 
- Faça em casa: monte a lancheira com bolos e biscoitos preparados em casa, utilizando farinha integral, de aveia, de linhaça e acrescentando frutas
 
- Invista nos lanches naturais: prepare sanduíches com alface, tomate e cenoura, entre outros
 
- Explore sua criatividade: use a imaginação e faça kits com cores variadas
 
- Evite refrigerantes e refrescos em pó, e prepare sucos no liquidificador
 
- Armazenamento: além da lancheira e da garrafa térmica, pode-se usar o papel alumínio para embalar os alimentos. É recomendável preparar o lanche logo cedo, pouco tempo antes de a criança sair
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário