Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de março de 2014

OMS projeta novas recomendações sobre consumo de açúcar

OMS projeta novas recomendações sobre consumo de açúcar Ricardo Chaves/Agencia RBS
Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS
Proposta ressalta benefícios do açúcar como 5% do valor
energético diário
Agência da ONU realiza consulta pública sobre diretrizes para ajudar a reduzir casos de obesidade e de cáries
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preparando uma nova recomendação sobre os limites do consumo diário de açúcar. A indicação atual, de 10% do valor total de energia, deve ser mantida. Entretanto, o futuro documento pretende mostrar os benefícios de se consumir menos da metade do total.
 
Segundo a agência da ONU, 5% do valor energético diário consumido por uma pessoa correspondem a 25g de açúcar, ou seis colheres de chá.
 
A cartilha da instituição busca reduzir problemas de saúde como obesidade e cáries. Segundo a agência, os limites do consumo de açúcar serão aplicados para produtos com glucose e frutose, como açúcar de mesa, mel, xaropes, sucos de frutas e concentrados.
 
A OMS alerta ainda que boa parte do açúcar consumido pelas pessoas está "escondido" em alimentos processados. Uma colher de ketchup, por exemplo, tem o equivalente a uma colher de chá de açúcar, e uma lata de refrigerante comum tem até 40g de açúcar, ou 10 colheres de chá.
 
O esboço da proposta está aberto para consultas públicas até o final deste mês. Qualquer pessoa ou especialista pode enviar à agência seus comentários sobre o documento. A última vez que a OMS lançou diretrizes sobre o consumo diário de açúcar foi em 2002.
 
Quando ficar pronto, o relatório poderá ser utilizado como referência para avaliar o consumo de açúcares e por políticas e programas de saúde que visem reduzir a ingestão do produto.
 
Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário