Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de março de 2014

Tire suas dúvidas sobre o tratamento da fertilização in vitro

Tire suas dúvidas sobre o tratamento da fertilização in vitro Jessé Giotti/Agência RBS
Foto: Jessé Giotti / Agência RBS
Em 2012, foram produzidos 93.320 embriões e realizados
21.074 ciclos de fertilização em vitro só no Brasil
Casais que não podem gerar filhos devem procurar especialista para diagnosticar as causas do problema
 
A impossibilidade de gerar um filho é uma ideia que assombra qualquer casal e não são poucos os que são acometidos por essa dificuldade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que entre 60 e 80 milhões de pessoas no mundo apresentam algum comprometimento para seguir o projeto de maternidade e paternidade, sendo que a infertilidade atinge 20% dos casais em idade reprodutiva. No Brasil, de acordo com dados do último censo, cerca de 6,5milhões de casais têm problemas para gerar um filho.
 
Essa dificuldade pode ter diversas causas, masculinas ou femininas. Em mulheres, a endometriose é um dos principais motivos. Ela é provocada por uma afecção inflamatória devido às células do endométrio que se implantam em outros órgãos do corpo, geralmente próximo do útero, acarretando alterações locais. Em muitos casos, é responsável por abortos espontâneos.
 
Problemas na ovulação - geralmente causados por distúrbios hormonais-, síndrome dos ovários policísticos e obstrução nas trompas são outros fatores responsáveis pela infertilidade feminina. Em homens, no entanto, a varicocele nos testículos é a causa mais comum. Ela é caracterizada por varizes no cordão inguinal, ou seja, uma dilatação anormal das veias testiculares que dificulta o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora da qualidade do sêmen em decorrência do aquecimento provocado nos testículos.
 
Recomenda-se que, quando o casal não conseguir concretizar a fecundação após tentativas no decorrer de um ano sem o uso de métodos anticonceptivos, é necessário buscar o auxílio de um especialista para que este realize o diagnóstico das causas da infertilidade.
 
O tratamento
A Fertilização In Vitro (FIV) é um tratamento que consiste na fecundação fora do organismo, ou seja, ela é realizada em um ambiente artificial. A mulher é submetida à estimulação ovariana, a qual é realizada com a ajuda de injeções diárias - pelo período de 10 a 12 dias - a fim de incentivar a mulher a produzir vários óvulos. Depois desse processo, os óvulos são aspirados por meio de um procedimento cirúrgico e avaliados.
 
No caso dos homens, os espermatozoides são coletados pela masturbação. Eles também passam por análises para identificar a qualidade, quantidade e a capacidade de movimentação. Diante disso, os espermatozoides são colocados junto dos óvulos – em uma espécie de incubadora - para que a fertilização ocorra naturalmente. A transferência do embrião para o útero ocorre, geralmente, no terceiro dia depois da fecundação utilizando um cateter.
 
De acordo com dados da Anvisa, em 2012 foram produzidos 93.320 embriões e realizados 21.074 ciclos de fertilização em vitro só no Brasil. No total, cerca de 34.964 embriões foram transferidos para o útero da mulher.
 
É importante ressaltar que a FIV foi criada como uma opção de tratamento para as mulheres que apresentavam problemas nas tubas e homens que estavam severamente inférteis, a ICSI. Diante disso, as chances de uma gestação por métodos naturais são os mesmos de uma por meio da FIV. O que irá garantir a eficácia do tratamento são as características e hábitos diários do casal.
 
Muitas pacientes podem engravidar sem a alta tecnologia da fertilização com a simples administração de medicamentos ou pequenas correções cirúrgicas. Além disso, causas assintomáticas e que não são observadas pelos exames de imagem como a ultrassonografia podem causar a infertilidade ou a falha no sucesso da fertilização in vitro.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário