Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Peixe é opção saudável para o cardápio da Páscoa

Thinkstock
O recomendado é consumir peixes pelo menos duas vezes
por semana
Bacalhau deve ser consumido com moderação por hipertensos, diz nutricionista
 
Bom dia! O feriado da Páscoa está chegando e você está em dúvida sobre o que preparar para o almoço de família? Uma das sugestões mais saudáveis é o peixe, de acordo com a nutricionista Mariele Marcatto, do Hospital San Paolo.
 
— Os benefícios do peixe [incluindo o bacalhau] são vários, entre eles o fato de possuir proteína de alto valor biológico, ou seja, completa do ponto de vista nutricional.
 
De acordo com a especialista, o peixe possui "baixo teor de gordura saturada, maior proporção de ácidos graxos essenciais e é fonte de vitaminas (A, D, E), do complexo B e de minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro". 
 
— É importante ressaltar que nem todas as espécies de peixes têm a mesma composição em ácidos graxos, sendo em maiores quantidades em espécies marinhas do que em peixes de água doce. Peixes de água fria, por exemplo, são mais ricos em ácidos graxos poli-insaturados comparados aos de regiões tropicais.
 
Segundo a AHA (American Heart Association), o recomendado é consumir peixes pelo menos duas vezes por semana, cada porção é de 100 gramas que equivale a 1 filé pequeno de peixe. A melhor opção para preparo é assado ou grelhado.
 
— O importante é lembrar que o consumo regular de peixes deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Esse alimento oferece ao organismo maior qualidade nutricional, melhora o nível da saúde e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.
 
Já o bacalhau especificamente é o tipo de peixe mais procurado nessa época do ano, explica a nutricionista.
 
— O processo de salga e secagem do bacalhau é totalmente natural, não sofrendo adição de substâncias químicas. Desta forma, suas propriedades nutricionais são conservadas. Mesmo assim, deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades pelos indivíduos com hipertensão arterial, pois é bastante rico em sódio. O tradicional bacalhau (após passar pela dessalga) assado com batatas, pimentão, ovo cozido e bastante azeite é uma ótima opção, já que alia uma fonte de carboidrato (batata) se tornando um prato completo e bem rico.
 
De acordo com Mariele, existem outros tipos de peixe que podem substituir o bacalhau.
 
— Se você não gosta do sabor do bacalhau talvez goste do robalo, esse peixe é bem gostoso, porém, é tão caro quanto o bacalhau. Já as opções mais baratas são tainha, namorado, corvina e merluza.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário