Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Evitar picada de mosquitos previne doenças como malária e dengue

Foto: Reprodução
Evitar picada de mosquitos previne doenças como malária e dengue
Conheça os cuidados e quais problemas podem ser transmitidos por insetos
 
Por Dr. Ralcyon Teixeira
 
Dengue, febre amarela, malária, filariose, leishmaniose. Você sabia que todas essas doenças são transmitidas por mosquitos? Esses mosquitos funcionam como um vetor, ou seja, é ele que faz a transmissão da doença. Por sermos um país tropical, possuímos uma grande quantidade desses insetos em nosso meio.
 
A dengue é causada por um vírus e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O mosquito é pequeno, aproximadamente 0,5 cm de comprimento, preto, com pequenos riscos brancos no dorso, cabeça e pernas. Tem o costume de picar mais durante o dia. A dengue está presente em todos os estados brasileiros e acontece mais no período do verão e começo do outono.
 
A febre amarela também é causada por um vírus e pode ser transmitida por mais de um mosquito diferente. Em regiões de mata, mosquitos das espécies Haemagogus e Sabethes são os responsáveis pela transmissão da chamada febre amarela silvestre. O Aedes aegypti, mesmo mosquito capaz de transmitir a dengue, também é capaz de transmitir a febre amarela nas cidades, o que chamamos de febre amarela urbana. A transmissão nas cidades está controlada desde 1942, mas existe o risco de voltar a acontecer. Atualmente, a febre amarela tem maior incidência em região de mata fechada, poupando a região da costa brasileira.
 
A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitida por um mosquito que pertence ao gênero Anopheles. Apesar de picar durante todo o dia, o Anopheles tem atividade mais crepuscular, picando com mais intensidade durante o amanhecer e o anoitecer.
 
A filariose é uma doença causada pelo nematódeo Wuchereria bancrofti que acaba atacando os casos linfáticos das pessoas. É transmitida pelo mosquito Culex quinquefasciatus contaminado por esse parasita.
 
A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário que pode causar tanto uma doença localizada na pele ou uma doença disseminada por todo o corpo. Ela é transmitida por um inseto denominado flebotomíneo, também conhecido popularmente como mosquito palha ou birigui (apesar de biologicamente não pertencer à família dos mosquitos).

Como se prevenir dos mosquitos
  • Quando for visitar um lugar repleto de mosquitos, é recomendado o uso de roupas leves e claras
  • Mesmo em lugares quentes, use calça e blusa com manga comprida, que podem ou não estar impregnadas com repelentes
  • Não use perfume, pois o cheiro adocicado pode atrair mais mosquitos
  • Prefira desodorantes sem perfume, sabonetes neutros e xampus sem cheiro
  • Se possível, fique em ambientes fechados com tela e com uso de inseticida
  • Se for dormir ao ar livre, use mosquiteiros impregnados de repelentes para se proteger
  • Evite sair nos horários de maior atividade dos mosquitos, como o amanhecer e anoitecer no caso da malária.
Em relação aos repelentes, diversas marcas com diferentes princípios ativos podem ser usados (DEET, Icaridina, IR3535, Citronela). Atualmente os repelentes feitos a base de icaridina são os mais eficazes disponíveis no mercado.
 
As regras de uso do repelente são:
  • Seja generoso: a tendência é passar menos que o necessário para proteção
  • Seja homogêneo: passe por todo o corpo, incluindo nariz, orelha, nuca, tornozelo - áreas que são áreas geralmente esquecidas
  • Não use em mucosas, como boca, olhos e dentro do nariz, pois pode causar irritação
  • Repasse o repelente conforme a necessidade, principalmente se estiver suando muito ou tiver se banhado
  • O repelente deve ser o último a ser colocado na pele. Passe primeiro o protetor solar e depois o repelente
  • Se possível, pulverize a face externa da roupa com repelente. Isso também ajuda a evitar picadas de mosquito.
Seguindo essas orientações você reduz muito a chance e ter alguma doença transmitida por mosquitos e consegue fazer uma boa viagem; mas lembre-se, caso se sinta doente após uma viagem, procure rapidamente uma avaliação médica. 
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário