Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Higiene íntima: identifique seu erro e adote a atitude certa para evitar infecções

Papel higiênico colorido, perfumado e com desenho pode ser
muito fofo e bonitinho, mas prejudica a saúde íntima e não deve ser utilizado,
adverte a ginecologista. 
— Qualquer produto perfumado e colorido tem
química na formulação e pode causar alergias. Por isso, sempre opte pelo papel
higiênico branco
Thinkstock
Qualquer produto perfumado e colorido tem química na
 formulação e pode causar alergias
Ginecologista ensina como driblar o cheiro indesejável e as doenças íntimas
 
Você sabia que o excesso ou a falta de limpeza podem prejudicar o pH da vagina — grau de acidez que impede a ação de bactérias — e resultar em uma série de doenças? Para evitar infecções e odores indesejados, a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama listou 11 dicas sobre higiene íntima. Está curiosa? Então, continue a leitura.
 
A higiene da região genital deve ser feita com sabonete líquido próprio para a área íntima ou a versão líquida comum, mas com pouco perfume e, de preferência, sem coloração, ensina a médica. 

— A formulação do sabonete em barra pode ressecar a região e facilitar a entrada de microrganismos, por isso é melhor só usá-lo no corpo. Esta dica também vale para os homens.
 
Algumas pessoas têm o hábito de tomar banho após fazer o “número dois”. Segundo Bárbara, a atitude está correta para complementar a limpeza feita com o papel higiênico. 

— Como nem sempre isso é possível, uma boa alternativa é usar lenço umedecido para adultos, não aqueles infantis. O mercado já disponibiliza esta versão.
 
Quem optar pelo chuveirinho, a médica orienta fazer a limpeza sempre no sentido da vagina em direção ao ânus para que não haja a contaminação com as bactérias provenientes do intestino. 

— A dica também vale para o uso de papel higiênico, já que estas bactérias são a principal causa de infecções femininas.
 
Papel higiênico colorido, perfumado e com desenho pode ser muito fofo e bonitinho, mas prejudica a saúde íntima e não deve ser utilizado, adverte a ginecologista. 

— Qualquer produto perfumado e colorido tem química na formulação e pode causar alergias. Por isso, sempre opte pelo papel higiênico branco.
 
Após a relação sexual, é recomendado tomar banho para limpar a região genital corretamente. Além disso, a especialista também orienta fazer xixi. 

—A mulher tem a uretra menor que a do homem, o que facilita a chegada das bactérias na bexiga. O xixi é uma maneira de ‘lavar’ a uretra e diminuir o risco de infecção.
 
Lavar a calcinha no chuveiro pode desde que ela não fique pendurada
no boxe para secar, avisa a médica. 

— O banheiro não é o ambiente mais limpo da casa, sem falar
que é úmido, podendo levar à proliferação de microrganismos. 

Então, após lavar a calcinha, coloque-a ao sol ou na
lavanderia e, quando estiver seca, passe com ferro apenas o fundo para matar
possíveis fungos
Thinkstock
Lavar a calcinha no chuveiro pode desde que ela não fique
pendurada no boxe para secar
Pode estar na moda depilar totalmente (ou quase) a área genital feminina e até a masculina, mas Bárbara avisa que os pelos atuam como uma barreira protetora, por isso não devem ser totalmente eliminados. 

— O ideal é que as mulheres depilem no contorno do biquíni. Outra dica é aparar o restante dos pelos com uma tesoura. O mesmo vale para os homens.
 
Mulheres no período menstrual ou portadores de incontinência urinária devem redobrar os cuidados com a higiene íntima.

— No caso de menstruação, não há contraindicação de usar o absorvente interno, desde que a mulher troque a cada três ou quatro horas, dependendo do fluxo menstrual. Se ela preferir absorvente comum, a recomendação é o de malha suave.
 
Dormir sem calcinha e com roupas largas é indicado para deixar a vagina "respirar".  Pelo mesmo motivo, é bom evitar calças muito justas, ainda mais quando a mulher passa boa parte do dia sentada. 

— O uso de protetor diário de calcinha é contraindicado, pois abafa a região. Se a mulher apresentar uma secreção exagerada, pode ser sinal de doença. Neste caso, é válido procurar o médico.
 
Lavar a calcinha no chuveiro pode desde que ela não fique pendurada no boxe para secar, avisa a médica. 

— O banheiro não é o ambiente mais limpo da casa, sem falar que é úmido, podendo levar à proliferação de microrganismos.

Então, após lavar a calcinha, coloque-a ao sol ou na lavanderia e, quando estiver seca, passe com ferro apenas o fundo para matar possíveis fungos.
 
O tecido da calcinha também é importante quando o assunto é saúde íntima. Bárbara avisa que ela deve ser confortável e precisa deixar a pele respirar. 

— A de algodão é a melhor opção, mas também existem tecidos sintéticos que absorvem o suor e são fáceis de higienizar. A lycra não é recomendada.
 
Ficar com o biquíni molhado por muito tempo pode causar candidíase e até infecção urinária, alerta a ginecologista. 

— O segredo é fugir desta situação carregando sempre mais opções da calcinha do biquíni para trocar após o banho de mar ou piscina.

Na hora de lavar a roupa de praia, não se esqueça de usar sabão neutro e deixe secar ao sol para eliminar as substâncias químicas e bactérias.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário