Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fumar pode fazer com que mulheres obesas comam mais

Foto: Reprodução
É comum ouvir que fumar ajuda a emagrecer, porém um estudo feito por especialistas norte-americanas aponta que essa crença pode estar errada
 
Segundo as pesquisadoras, o ato de fumar pode inibir o paladar em mulheres e, consequentemente, fazer com que as fumantes comam mais.
 
Yanina Pepino, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, e Julie Mennella, biofisiologista do Centro Monell, na Filadélfia, estudaram quatro grupos de mulheres com idades entre 21 e 41 anos:
 
- 14 fumantes obesas;
 
- 11 obesas não-fumantes;
 
- 10 fumantes com peso considerado normal;
 
- 12 não-fumantes com peso normal
 
Segundo elas, pessoas do sexo feminino fumam por diferentes motivos que os homens. “Mulheres são menos propensas a fumar que homens, e quando fumam, tendem a recair, devido às preocupações com o pós-ganho de peso e crença de que fumar ajuda a perder peso. Contudo, há poucas evidências que sugerem, no longo prazo, que fumar é eficiente no controle do peso corpóreo”.
 
Todos os grupos provaram vários pudins de baunilha contendo diferentes quantidades de gordura. Na sequência, elas classificaram os doces de acordo com o nível de doçura e cremosidade.
 
Na comparação com os outros grupos, as fumantes obesas sentiram menos cremosidade e doçura e tiveram menos prazer ao degustar os pudins. A pesquisa não traz razões definitivas para justificar o porquê das fumantes obesas serem menos propensas a detectar os sabores e, com isso, comer mais.
 
Portanto, a habilidade de perceber o sabor doce e prazer ao se alimentar está comprometida em mulheres obesas que fumam. Com isso, esse grupo aumenta os riscos cardiovasculares e as doenças metabólicas. Mantenha sempre a qualidade de vida: evite fumar, faça atividades físicas e tenha uma alimentação saudável!
 
Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário