Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Serviços domésticos podem causar lombalgias e hérnia de disco

Thinkstock
Má postura durante limpeza pode prejudicar a coluna
Fisioterapeuta alerta que mudanças simples de hábitos podem prevenir o surgimento de lesões
 
Bom dia! Você acordou e já está pensando que horas vai lavar as roupas, a louça do jantar e que precisa limpar o chão e os móveis? Calma, antes de sair correndo com a vassoura na mão saiba que fazer todos esses serviços, sem os devidos cuidados com o corpo, sem preparo físico ideal e, geralmente, em um tempo recorde para poder "dar conta do recado", pode ser prejudicial à saúde.
 
Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da ABRColuna (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna), a má postura associada ao desgaste muscular durante a prática dos trabalhos domésticos causam danos, principalmente, à coluna vertebral.
 
— Os movimentos inadequados de flexão e de torção da coluna geram, ao longo dos anos, desvios posturais, lombalgias e cervicalgias que evoluem para abaulamento discais, espondilolisteses — que é o deslizamento de uma vértebra sobre a outra — e hérnias de disco.
 
De acordo com o especialista, passar roupas excedendo o limite corporal pode desencadear uma lesão por esforço repetitivo, por exemplo.
 
— Ficar horas em pé, com a cabeça flexionada olhando para a tábua gera cansaço e, consequentemente, dores na região lombar e no pescoço. Meu aconselhamento é alternar a atividade a cada 20 minutos, procurando fazer outra função, como organizar o armário ou uma prateleira.
 
Para Martins, mudanças simples de hábitos podem prevenir o surgimento de lesões.
 
— A primeira coisa é praticar atividades físicas regularmente para fortalecer os músculos. Em casa, deve-se, sempre, dividir o peso com as duas mãos ao se carregar um balde, agachar até o solo para pegar utensílios no chão, preferir cabos mais longos em rodos e vassouras para manter a coluna reta e evitar arrastar móveis sozinho.
 
E, mesmo depois da missão cumprida, o especialista chama a atenção para o momento de descanso.
 
— O repouso no lar deve ter seus cuidados também. É importante deitar com as costas totalmente apoiadas no sofá, se possível com as pernas acomodadas sobre um pufe. Dormir sempre na posição lateral com um travesseiro entre os joelhos e conferir o prazo de validade do colchão.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário