Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de agosto de 2014

5 recomendações especiais para a saúde antes de viajar

O brasileiro gosta de viajar, não é mesmo? Em 2013, segundo o Ministério do Turismo, foram 201,7 milhões de viagens pelo país e o avião é o meio de transporte cada vez mais comum por aqui. Viajar é ótimo, mas o passageiro precisa tomar algum cuidado especial com a saúde antes de embarcar? Quais são as melhores orientações?

Essas respostas estão na cartilha “Doutor, posso viajar de avião?”, orientada pela Dra. Vânia Elizabeth Ramos Melhado, professora assistente e coordenadora da Liga de Medicina Aeroespacial da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A cartilha tem linguagem simples e didática e é destinada a médicos e a pessoas que costumam viajar a lazer ou a negócios, utilizando o transporte aéreo.

Segundo ela, a publicação nasceu da necessidade de orientar sobre os cuidados imprescindíveis em caso de constatação de doenças em ambiente de altitude, o que pode ocasionar o não embarque.

Os itens foram selecionados entre os mais comuns a bordo, devido à adaptação do organismo humano à altitude. A cartilha destaca principalmente as enfermidades relacionadas às vias respiratórias superiores. 

Confira 5 dicas:

1 . Rinite: Durante o voo, pode-se, também, umidificar a mucosa nasal com soro fisiológico e, antes dos procedimentos de pouso, é indicado usar descongestionante nasal para evitar a dor causada pelo aumento da pressão dentro da orelha média. Em caso de crise, deve-se considerar adiar a viagem.

2 . Asma: os asmáticos sempre devem levar na bagagem de mão seus medicamentos, principalmente broncodilatadores (bombinhas). Em casos emergenciais, consultar seu médico para melhor orientação.

3 . Doenças cardiovasculares: os pacientes que possuem qualquer doença cardiovascular devem se certificar que há medicação suficiente para toda a viagem e levá-la na bagagem de mão. É indicado fazer uma lista com os medicamentos, dosagens e horários das tomadas.

4 . Enjoo: as pessoas mais susceptíveis a terem enjoo durante o voo são aquelas que já o apresentam quando viajou de ônibus, carro ou navio. Estas devem evitar a ingestão excessiva de líquidos, comida gordurosa, condimentos e refrigerantes, além de cuidar para sentar próximo à asa e à janela.

5 . Gravidez: a viagem deve ser evitada em caso da gestante apresentar dores ou sangramento antes do embarque.
 

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário