Ocimum basilicum |
O manjericão é diurético, refrescante, estimula o fígado, é usado para aliviar inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, espasmos gástricos, depressão, perdas de memória, dores menstruais e insônias.
Além disso, o chá quente desta planta reduz a febre e o muco no peito e no nariz (porque é sudorífico e diurético), ajudando a aliviar os sintomas de resfriados, gripes, congestão, tosse e dor de garganta.
Segundo descobertas feitas por cientistas, o manjericão contém uma elevada quantidade de luteína, vitamina A, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins, além de ser rico em vitamina K, nutriente que serve para a manutenção da saúde da pele e construção de massa óssea.
Para aproveitar os benefícios proporcionados por esta planta, basta preparar o seguinte chá:
Junte cerca de 10 folhas de manjericão e acrescente a uma caneca de água fervente. Deixe repousando durante 10 minutos, coe e está pronto para ser consumido.
O manjericão na culinária
Na cozinha, a erva pode ser utilizada no preparo de vários tipos de pratos, como massas, molhos, saladas, pães, patês, sopas, sanduíches, sucos, doces, pratos “gourmet” e queijos vegetais. Para que o frescor, o aroma acentuado e os compostos antioxidantes sejam mantidos, o manjericão deve ser acrescentado somente no último passo das receitas. Não há restrições quanto ao consumo do manjericão e a erva pode ser consumida por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário