Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Fique de olho nas atividades rotineiras que podem ser vilãs para a coluna

Não espera a dor chegar para cuidar de sua postura
 
Adriana Neutzling, educadora física e diretora de uma clínica de pilates, diz que muitas pessoas procuram pelas aulas após recomendação médica. O ideal, garantem os profissionais, seria não esperar a dor chegar. A bancária Clarisse Cassol, 40 anos, sofria de um desgaste no joelho e, há dois anos passou a frequentar o pilates. Ela não parou mais de ir às aulas e já está com a musculatura bastante fortalecida.
 
_ Eu sentia dor até para subir escadas. O médico cogitava até fazer cirurgia, mas não foi preciso. Hoje, não tomo mais nem medicação _ conta.
 
Clarisse aprovou tanto os benefícios do pilates que incentivou o marido, Carlos Colovini, 45 anos, a começar a prática.

_ Eu tinha muitas dores de cabeça. Terminava o dia assim, com os ombros para frente. O humor, a disposição, tudo está mil vezes melhor _ conta Carlos.
 
Além dos exercícios físicos, há outras práticas que são fundamentais. Carregar pouco peso na mochila e sentar de forma correta no trabalho são coisas do cotidiano que podem melhorar a postura e a saúde.
 
Jonas Skupien, professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, lembra que, para quem passa muitas horas em frente ao computador, por exemplo, o ideal é que o centro da tela fique na linha dos olhos. Além disso, é importante deixar as costas encostadas na cadeira, ou em uma almofada. A cadeira deve ter suporte para os cotovelos, e o pé inteiro, encostar no chão.
 
Também é preciso ficar atento à hora de dormir. Quem costuma deitar de barriga para cima deve dobrar um pouco os joelhos, utilizando um travesseiro ou uma almofada para auxiliar. Quando a posição é de lado, o travesseiro deve ficar entre os joelhos, que também devem ficar levemente flexionados. Quanto ao travesseiro, ele deve ser alto o suficiente para preencher o espaço entre a nuca e a cama.
 
_ O colchão também é importante. Essa história de que o melhor colchão é o mais duro é mentira A pessoa deve pedir ao vendedor colchões com a densidade aconselhada por um profissional _ diz Sérgio Gonçalves, ortopedista e traumatologista.
 
O mesmo vale na hora de comprar um tênis. Luciane Luciane Sanchotene Daronco, doutora em Ciências do Movimento, lembra que cada pessoa tem uma forma de caminhar diferente:

_ Nas avaliações costumamos identificar o tipo de pisada e a, partir disso, ela deve procurar o tênis feito para o seu tipo de pisada. Mas é mais normal as pessoas comprarem pela marca.
 
Evite maus hábitos e tenha uma boa postura:
- O peso que você carrega não deve ser maior do que 10% do peso do seu corpo

- Procure as mochilas de usar nas costas. Caso use bolsas ou pastas de um lado só, evite carregá-las sempre no mesmo ombro. É importante alternar entre o esquerdo e o direito

- Quanto mais peso se carrega, mais próximo do corpo ele deve estar

- Em situações de agachamento, evite curvar os ombros e utilize os joelhos para transferir o peso do corpo

- Procure uma avaliação física para saber se há algum problema de postura e receber orientação médica

- No Laboratório de Ergonomia e Cineantropometria da UFSM, é possível fazer uma avaliação física, motora e funcional gratuita, mas é necessário agendar. O laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro de Educação Física, no campus, em Camobi. Informações em ufsm.br/cefd

Zero hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário