Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Olho inchado: retenção de líquidos e inflamações estão entre as causas

Quando foge da normalidade, inchaço deve ser investigado
 
Por Dr. Alfredo Neto
 
O olho inchado significa que existe excesso de líquido (edema) no tecido conjuntivo em volta do olho, especialmente nas pálpebras. O inchaço nos olhos pode ter muitas causas. Entre as mais comuns estão a retenção de líquidos, alergias, insônia e choro excessivo. Normalmente o inchaço nesta região é fácil de resolver com algumas receitas caseiras, mas há casos de doenças em que o inchaço não pode ser negligenciado e até necessita de intervenção cirúrgica imediata, como no caso de algumas doenças a seguir.
 
Olhos inchados podem ser um sintoma para pouca preocupação, mas podem esconder um problema grave como, por exemplo, doenças renais. Neste caso, a causa pode ser por retenção de líquido e seu alívio depende de um tratamento especifico indicado por um profissional da área da saúde. É necessário observar se há mais algum sintoma além do inchaço nos olhos. Inchaços sem acompanhamento de outros sintomas pode indicar alergia por medicamentos ou intoxicação alimentar. Também provoca inchaço nos olhos as conjuntivites e o tersol ou calázio, estas com sintomatologia de dor ou sensação de areia.

Ginástica para os olhos previne doenças

 
A conjuntivite é uma doença comum que provoca a inflamação de toda a região ocular, causando inchaço, vermelhidão, ardência e lacrimejamento constante. Para aliviar o incomodo, compressas e lavagens com água em abundancia ou soro fisiológico ajudam muito. O uso dos colírios é restrito e necessita de prescrição médica para não agravar a doença.

Entenda a importância de exames de visão em crianças

 
O hordéolo, conhecido popularmente como terçol, é uma infecção da glândula zeis. Esta infecção forma um pequeno nódulo na borda da pálpebra, normalmente vermelho e bem dolorido. Geralmente o terçol é causado por uma bactéria ou por poeira em contato com os olhos. Resíduos de maquiagem também podem ser o causador da infecção, por esse motivo é muito importante não compartilhar maquiagens devido ao grande risco de contaminação. Compressas quentes podem ajudar a aliviar o incômodo. Os sintomas são dor, vermelhidão, rigidez local e dificuldades ao piscar. Caso o nódulo seja grande demais ou causar muita dor, é necessário intervenção médica.

Saiba o que causa e como evitar o inchaço das pálpebras

 
Uso excessivo de lentes de contato pode causar um edema transitório, ou seja, quando interrompe seu uso as pálpebras deixam o processo inflamatório e voltam ao estágio normal. Outras causas de olho inchado podem ser blefarite, abrasão corneana ou úlcera, celulite periorbital (infecção das pálpebras ou outros tecidos moles ao redor dos olhos) e sinusite.

Olhos secos: cuidados evitam dor e infecções

 
Dessa forma, caso o olho inchado não esteja relacionado com choro, insônia ou uma alergia conhecida, deve ser investigado por um oftalmologista, principalmente se acompanhado de outros sintomas como coceira e dor local.
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário