Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Confira dicas de alongamentos para fazer nas pausas do trabalho e estudo

Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Atividades físicas são prevenção para má postura
 
Atividade física vale para todas as pessoas, de todas as idades. Não é preciso esperar indicação médica ou sentir dores para procurar algum tipo de exercício que faça se sentir melhor. O ideal é a prevenção, para atrasar ou evitar problemas no futuro.
 
_ Tem que se movimentar. Isso vale para as pessoas que trabalham sempre sentadas ou sempre em pé, com movimentos repetitivos. A alternância, nesses casos, é importante. Uma pessoa que passa o dia inteiro sentada, por exemplo, deve se levantar por dois ou três minutos a cada hora. A cada vez que ela levanta, melhora o sistema circulatório, cardíaco, esquelético e, claro, isso se reflete na a postura _ explica explica Jonas Skupien, professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano.
 
A mesma ideia é defendida pelas educadoras físicas Marta Prado e Karla Menezes.

_  É essencial que a pessoa, durante o trabalho ou o estudo, pare uns minutinhos para alongar o corpo e para dar uma caminhada. A ciência já comprovou que essa prática faz com que a pessoa renda muito mais, tanto com o corpo quanto com a mente _ defende Marta.

_ É uma pausa pequena, são só alguns minutos, mas é um grande ganho a longo prazo _ conclui Karla.
 
Alongue-se
_ Se você passa muitas horas sentado, procure caminhar, de 2 a 3 minutos. Também reserve uns minutos para fazer alongamentos. Tente se alongar mais de uma vez por dia e procure levantar a cada uma hora;
 
_ Se você passa horas em pé, deve sentar por alguns minutos a cada hora. Também procure fazer alongamentos no mínimo, duas vezes ao longo do dia.
 
1 -  Cruze a perna direita, mantendo o pé em cima do joelho esquerdo. Estique os dois braços e abaixe, como se estivesse tentando tocar o chão com a ponta dos dedos. Permaneça nesta posição de 10 a 15 segundos. Repita com a outra perna. Este exercício ajuda a ativar a circulação da região dorsal.
 
2 - Gire lentamente o pescoço, de um lado para outro, como se a cabeça fizesse o desenho de uma meia-lua. Repita o movimento no sentido inverso. Faça o exercício com a cabeça inclinada para frente e repita com a cabeça inclinada para trás.

 
3 - Estenda o braço direito para frente, na altura do ombro, e flexione o punho, segurando os quatro dedos da mão (exceto o polegar). Repita com o braço esquerdo. Fique na posição de 10 a 15 segundos.

 
4 - Gire os ombros para trás, devagar. Repita quantas vezes achar necessário, até sentir a região mais relaxada, e depois recomece girando os ombros para frente.
 
 
5 - Afaste os pés. Flexione levemente os joelhos e certifique-se que o quadril está para frente (nada de bumbum empinado!). Entrelace as mãos e estique os braços para frente. Repita o exercício, esticando os braços atrás do corpo. Além de alongar a cadeia superior este exercício auxilia no alongamento da região do peitoral.
 
 
6 - Estenda o braço direito em direção à sua esquerda. Utilize a mão esquerda para apoiar no cotovelo. Vire a cabeça para à direita. Repita com o braço esquerdo e vire a cabeça para a direita.
 
 
7 - Mantenha as pernas levemente afastadas (procure mantê-las na linha do quadril). Abaixe-se e tente tocar o chão com a ponta dos dedos (desça apenas até onde seu corpo permitir). Depois de 15 segundos, suba lentamente e levante a cabeça por último, como se estivesse "desenrolando" o corpo, para evitar tonturas.
 
 
8 - Dobre a perna para trás e segure. Procure deixar a coxa esticada. Se precisar, use uma cadeira para auxiliar no equilíbrio. Repita com a outra perna.
 
 
9 - Coloque as mão sobre uma cadeira e lentamente levante o corpo até ficar na ponta dos pés. Desça lentamente, até encostar todo solado do pé no chão. Repita de 10 a 15 vezes. Este exercício é fundamental para melhorar a circulação do sangue no corpo, especialmente para quem fica muitas horas na mesma posição.
 
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário