Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de novembro de 2014

Os erros mais comuns na hora de medicar o seu filho e como evitá-los

Conferir a letra do médico na consulta e nunca dar remédio de gotinha diretamente na boca da criança são algumas das recomendações dos pediatras. Veja outras na galeria abaixo

Medicar crianças é tarefa das mais estressantes para os pais. Elas resistem, lutam e, não raro, cospem tudo. Mas não tem como contornar a situação. Remédio precisa ser ministrado e exatamente de acordo com as orientações médicas prescritas na receita.

Mas você sabia que precisa perguntar para o médico se o medicamento impõe alguma restrição alimentar à criança? Isso porque existem alimentos que prejudicam a absorção de certas substâncias presentes em alguns remédios. Sabia também que é comum confundir as dosagens quando mais de uma criança com idades diferentes passam pelo mesmo tratamento?

Para evitar cometer erros na hora de medicar seu filho, veja as principais orientações do pediatra e neonatologista Jorge Huberman e da pediatra do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Wylma Hossaka:
 
1. Fique atento ao nome do remédio e à concentração pedida pelo médico na receita e confira essas informações com o farmacêutico na farmácia, antes de efetuar a compra.
 
2. No caso de letra ilegível, confira a receita ainda durante a consulta com o médico e anote o nome em letras de forma.
 
3. Veja e anote a dosagem correta de cada medicamento. Se tiver mais de um filho usando o mesmo remédio, precisa ter atenção redobrada para não confundir as dosagens.
 
4. Faça a administração dos remédios em intervalos corretos, de acordo com a prescrição médica e a orientação do farmacêutico.
 
5. Aplicativos de celular ou lembretes podem te ajudar a não esquecer de dar os remédios.
 
6. Se o médico recomendar o uso do remédio duas ou três vezes ao dia, estabeleça intervalos fixos e repita-os todos os dias.
 
7. Quando o medicamento deve ser usado uma vez ao dia, é importante que seja ministrado sempre no mesmo horário.
 
8. Cada medicamento deve ter sua seringa. Em alguns casos, a marcação não é por ml e, sim, por quilo. A dosagem pode ser diferente.
 
9. Evite a reutilização, depois de muitos dias, de medicação aberta. Pode estar contaminada ou sofrer modificação na concentração.
 
10. Respeite as orientações do fabricante para a boa conservação do remédio. Alguns não devem ter contato com a luz, por exemplo.
 
11. Sempre pergunte para o pediatra se determinado medicamento impõe alguma restrição alimentar. Alguns alimentos diminuem a absorção de determinados medicamentos.
 
12. Verifique também se o medicamento exige jejum mínimo para uma melhor absorção.
 
13. Respeite o período do tratamento. Em alguns casos, a interrupção do remédio antes do tempo prescrito pode inviabilizar todo o tratamento.
 
14. Nunca dê remédio de gotinha direto na boca da criança pelo risco de cair dosagem superior à prescrita. É sempre melhor colocar em uma colher.
 
15. Observe o preparo correto do remédio. Alguns medicamentos em pó devem ser diluídos em água, enquanto outros devem ser misturados na comida, por exemplo.
 
16. Além disso, alguns remédios, depois de diluídos na água, precisam decantar um tempo antes de serem usados.
 
17. Em casos de duas ou mais crianças fazendo o mesmo tratamento que usam seringas para dar remédio na boca, não misturá-las. Esse item é pessoal e não deve ser compartilhado.
 
18. Sempre olhe a data de validade antes de dar o medicamento para a criança.
 
19. Leia a bula e confira se o volume prescrito pelo médico bate com a posologia. Em caso de diferença exagerada, contatar o profissional para conferir se houve algum engano.
 
20. Confira a via que o remédio deve ser administrado. Alguns são via oral, enquanto outros podem ser pingados na orelha, por exemplo.
 
21. Fique atento ao nome do remédio e à concentração pedida pelo médico na receita e confira essas informações na farmácia, antes de efetuar a compra.
 
ATENÇÃO: Consulte o pediatra antes de usar qualquer remédio. A automedicação infantil pode causar sérios danos à saúde
 
Evite informações dadas pelos balconistas que podem ser errôneas. Em caso de dúvidas o farmacêutico é o profissional do medicamento mais indicado a lhe dar informações corretas.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário