Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Saiba mitos e verdades sobre a hipnose

Especialista explica questões controversas sobre a indução hipnótica
 
Quem não se lembra das palavras mágicas do hipnólogo Fábio Puentes? Com um simples "dorme, dorme" falado com um sotaque portenho, fazia pessoas comerem uma cebola achando que era uma maçã ou as sujeitava a situações constrangedoras.
 
Alberto Dell’Isola é professor de Psicologia na UFMG e um dos maiores nomes da hipnose no Brasil. A pedido de ZH, o mineiro, que vai ministrar um curso em Porto Alegre neste mês, listou os principais mitos acerca da indução hipnótica.
 
Confira:
 
A consciência é mais forte que a hipnose - VERDADE
Em hipnose, não é possível realizar nada que vá contra o código de ética e moral do paciente. Ou seja, suponha que o sujeito esteja em transe profundo e o hipnotista lhe diga: "Corra pelado" ou "Conte-me aquele seu grande segredo". Ao ouvir algum desses comandos, o sujeito simplesmente desperta do transe hipnótico: a consciência resguarda as pessoas de fazerem algo que elas não querem.
 
Leia também:

Estudo condena aplicativos de celular que prometem cura por hipnose

Conheça os benefícios da hipnose moderna

Hipnose é nova aliada em cirurgias e permite recuperação mais rápida do paciente

Hipnose pode ajudar anestesia local em cirurgias de câncer e tireoide

Mulher afirma ter perdido 16 quilos após ser hipnotizada

É impossível acordar do transe - MITO
A suscetibilidade à hipnose não é sinônimo de ter a mente fraca ou sugestionável. Todos nós entramos em transe diariamente, quando assistimos a um filme e nos emocionamos ou até mesmo quando estamos estudando tão concentradamente que nada é capaz de nos perturbar.

Assim, não há risco de não "acordar do transe". Mesmo que o hipnotista se ausente e não possa realizar o procedimento de "despertar", o próprio corpo do sujeito irá despertá-lo naturalmente, em seu próprio tempo.
 
A hipnose não ativa uma supermemória - VERDADE
Na ficção, a hipnose frequentemente é utilizada para ajudar as pessoas a lembrar dos detalhes exatos de um crime que testemunharam. A hipnose realmente pode ajudar as pessoas a se lembrarem de fatos esquecidos. Por exemplo, já ouvi relato sobre uma pessoa que teria utilizado a hipnose para se lembrar de uma senha de um antigo cofre. No entanto, ainda que a hipnose possa ser usada para potencializar a memória, os efeitos da suposta hipermnésia decorrente das sessões de hipnose têm sido drasticamente exagerados nos meios populares. Pesquisas indicam que a maior parte dessas supostas memórias é falsa ou distorcida.

Dessa maneira, só é possível potencializar lembranças marcantes que, por algum motivo, se encontram bloqueadas. Por exemplo, voltemos ao exemplo da senha do cofre. Provavelmente, a senha não era evocada devido a algum bloqueio de memória. No entanto, se essa memória realmente tivesse sido completamente apagada, dificilmente seria evocada.
 
Hipnose é meditação - MITO
A meditação é uma prática em que um indivíduo treina a mente ou induz a um modo de consciência, seja para obter algum benefício direto ou até mesmo como um fim em si mesmo. Confunde-se frequentemente hipnose e meditação, visto que ambas podem envolver estados alterados de consciência.

No entanto, após atingir esses estados alterados de consciência (teorias de estado), o hipnotista procura sugerir alguma mudança de pensamento, ideia ou atitude. Em contrapartida, na meditação você não se preocupa em alterar seus modelos de pensamentos.
 
Hipnose não é o mesmo que dormir - VERDADE
Apesar de já ter sido considerada um estado específico do sono, hipnose e sono são estados completamente distintos. Durante o sono, sua mente parece agir como um barco à deriva: você parece não ter controle sobre seus pensamentos. Por outro lado, durante a hipnose, você se interessa e participa ativamente daquilo que está pensando.

O motivo pelo qual se confunde a hipnose com o sono é o fato de que, frequentemente, o sujeito sob o efeito da hipnose se encontra de olhos fechados. No entanto, isso é devido a ser mais fácil concentrar-se nos próprios pensamentos estando de olhos fechados.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário