Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Haddad atrasa verba de saúde terceirizada

Reginaldo Castro/Estadão Conteúdo/01.12.2014
Funcionários da Santa Casa Misericórdia de São Paulo
 realizam um protesto contra o não pagamento do 13° salário
Prefeitura não efetuou na data prevista os repasses às Organizações Sociais da Saúde
 
Funcionários de unidades terceirizadas da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo estão com os salários atrasados há quatro dias. A prefeitura não efetuou na data prevista os repasses às OSSs (Organizações Sociais da Saúde), entidades contratadas para administrar hospitais, postos de saúde e unidades de AMAs (Assistência Médica Ambulatorial), entre outros equipamentos.
 
O atraso foi revelado na tarde desta terça-feira (9), em audiência de conciliação na Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, por representantes de sindicatos de profissionais de saúde e da Santa Casa, que, por meio de OSSs, também administra 22 unidades municipais. A gestão Fernando Haddad (PT) confirmou o atraso à Santa Casa e disse que vai depositar os valores devidos até sexta-feira.
 
No encontro agendado para discutir o atraso no pagamento dos funcionários das unidades próprias da Santa Casa, trabalhadores e a direção do hospital revelaram que nas terceirizadas os salários não estavam em dia porque a prefeitura não havia feito o repasse, na sexta-feira passada, para o pagamento de 4.000 empregados.
 
Na reunião, representantes do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo) e do SinSaúdeSP (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde) afirmaram que o atraso aconteceu em todas as OSSs que atuam no Município.
 
Somente as que usaram recursos próprios conseguiram pagar funcionários.
 
A previsão do SinSaúdeSP é de que mais de 50 mil profissionais atuem nas unidades administradas por OSSs, mas não há uma estimativa de quantos ficaram sem pagamento.
 
A Secretaria Municipal da Saúde não se pronunciou sobre o atraso no repasse de recursos para as demais OSSs. Em relação ao não pagamento à Santa Casa, a prefeitura informou que aconteceu "em razão de acertos administrativos". Afirmou também "estar dialogando com as OSSs para evitar transtornos a profissionais e pacientes".
 
Santa Casa
Em relação ao atraso do 13º salário e da remuneração do mês de dezembro aos cerca de 7.000 funcionários de suas unidades próprias, a Santa Casa afirmou na audiência de conciliação que terá reunião com a Secretaria Estadual da Saúde na próxima quinta-feira para pedir auxílio para honrar os pagamentos. No caso do 13º salário, o atraso é para todos os trabalhadores. Quanto ao salário de dezembro, 8% dos profissionais foram afetados.
 
Uma nova reunião entre trabalhadores e Santa Casa está agendada para quinta-feira (11), após o encontro da instituição com o governo do Estado. O SinSaúdeSP já afirmou que a categoria entrará em greve na sexta-feira se os débitos trabalhistas não forem pagos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário