A fibromialgia é uma doença crônica com dores musculares generalizadas que provoca distúrbios do sono e fadiga muscular
As causas dessa doença podem ser de origem genética, doenças autoimunes, infecção por vírus e até problemas como depressão e ansiedade podem estar ligados a alguma forma da síndrome.
Esses pacientes possuem uma característica em comum que afeta diretamente a prática de exercícios: redução do desempenho cardiorrespiratório.
Como iniciar o programa de exercícios
Antes de qualquer coisa, o portador de fibromialgia deve fazer uma revisão completa e, ao chegar ao local onde fará os exercícios, fale com o responsável sobre a sua patologia e ele deverá fazer uma avaliação funcional e cardiovascular antes de montar o programa.
Essas avaliações são muito importantes neste caso porque os problemas musculares gerados pela patologia podem limitar alguns exercícios que são feitos facilmente por pessoas saudáveis.
É normal que algumas pessoas sintam as dores ficarem maiores nas primeiras semanas de treino. A prática da atividade física para o portador de fibromialgia deve ser prolongada por tempo indefinido da mesma forma que é para qualquer pessoa. Os benefícios que interferem diretamente na patologia vão até a vigésima semana
Exercícios aeróbicos são mais eficazes |
Porque os exercícios aeróbicos são mais eficazes?
Os exercícios aeróbicos aumentam os neurotransmissores relacionados ao humor como a serotonina e a norepinefrina. O que não ocorre com os outros exercícios.
Qualquer paciente com fibromialgia precisará de um intervalo de tempo maior que o normal para se adaptar à nova rotina de exercícios. Exatamente por isso é que o aumento da carga deve ser mais lento e gradual.
O mais importante é que o paciente com fibromialgia procure um profissional capacitado para atender as suas necessidades.
Malhar Bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário