Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Exercícios físicos para pacientes com Fibromialgia

Exercícios físicos para pacientes com FibromialgiaA fibromialgia é uma doença crônica com dores musculares generalizadas que provoca distúrbios do sono e fadiga muscular
 
As causas dessa doença podem ser de origem genética, doenças autoimunes, infecção por vírus e até problemas como depressão e ansiedade podem estar ligados a alguma forma da síndrome.
 
Esses pacientes possuem uma característica em comum que afeta diretamente a prática de exercícios: redução do desempenho cardiorrespiratório.
 
Como iniciar o programa de exercícios
Antes de qualquer coisa, o portador de fibromialgia deve fazer uma revisão completa e, ao chegar ao local onde fará os exercícios, fale com o responsável sobre a sua patologia e ele deverá fazer uma avaliação funcional e cardiovascular antes de montar o programa.
 
Essas avaliações são muito importantes neste caso porque os problemas musculares gerados pela patologia podem limitar alguns exercícios que são feitos facilmente por pessoas saudáveis.
 
É normal que algumas pessoas sintam as dores ficarem maiores nas primeiras semanas de treino. A prática da atividade física para o portador de fibromialgia deve ser prolongada por tempo indefinido da mesma forma que é para qualquer pessoa. Os benefícios que interferem diretamente na patologia vão até a vigésima semana
 
Exercícios físicos para pacientes com Fibromialgia
Exercícios aeróbicos são mais eficazes
Ao iniciar os exercícios, as instruções sobre os movimentos a serem feitos devem ser detalhadas, como numa bula de remédios. Um item muito importante aqui é descrever como e quando a quantidade de carga pode ser aumentada. Segundo pesquisas, os benefícios mais significantes são os aeróbicos, mas o alongamento e o fortalecimento têm bons resultados terapêuticos.
 
Porque os exercícios aeróbicos são mais eficazes?
Os exercícios aeróbicos aumentam os neurotransmissores relacionados ao humor como a serotonina e a norepinefrina. O que não ocorre com os outros exercícios.
 
Qualquer paciente com fibromialgia precisará de um intervalo de tempo maior que o normal para se adaptar à nova rotina de exercícios. Exatamente por isso é que o aumento da carga deve ser mais lento e gradual.
 
O mais importante é que o paciente com fibromialgia procure um profissional capacitado para atender as suas necessidades.
 
Malhar Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário