Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

No Rio, maternidades estaduais oferecem testes neonatais gratuitos

Cinco exames são realizados em recém-nascidos e ajudam a prevenir uma série de doenças

Os cinco exames que compõem a triagem neonatal – testes do pezinho, olhinho, coraçãozinho, orelhinha e linguinha – são oferecidos gratuitamente nas oito maternidades do Estado. Nas primeiras 48 horas de vida, os médicos realizam os procedimentos que ajudam a detectar doenças metabólicas, genéticas, infecciosas e congênitas para que possam ser tratadas precocemente. Em 2014, foram realizados mais de 57 mil procedimentos em recém-nascidos, segundo a Secretaria de Saúde.

No teste do olhinho, uma luz é direcionada para o olho da criança para identificar catarata, glaucoma e cegueira, entre outros problemas. No exame do coraçãozinho é verificada a existência de alterações a partir da análise da oxigenação do sangue e dos batimentos cardíacos do bebê.
 
Já o teste da orelhinha checa problemas auditivos ou diferenças na capacidade de audição do bebê, ajudando a prevenir problemas no desenvolvimento da fala e da linguagem.

O exame do pezinho é feito com uma gota de sangue retirada do calcanhar e pode detectar doenças como anemia falciforme e hipotireoidismo congênito que influenciam o desenvolvimento mental e físico da criança. Este é o único exame que pode ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida.
 
No exame da linguinha, um fonoaudiólogo examina boca e língua do recém- nascido para verificar se ele consegue mamar e se terá dificuldades para mastigar e falar. Obrigatório desde junho, este teste é oferecido no Hospital da Mãe e no Albert Schweitzer.
 
Os exames de triagem são uma garantia de que, se algo estiver errado com o neném, podemos tratar precocemente. As mães têm a segurança de que seu filho está sendo bem assistido nas primeiras horas de vida – disse a assessora da Coordenação de Maternidades, Ivna Marques.
 
Os testes são realizados nas maternidades dos hospitais Albert Schweitzer, em Realengo; Rocha Faria, em Campo Grande; Azevedo Lima, em Niterói; Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias; Vereador Melchíades Calazans, em Nilópolis; Hospital da Mulher, em São João de Meriti; Hospital da Mãe, em Mesquita; e Hospital dos Lagos, em Saquarema.
 
Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário