Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cinco fatos que mostram como o uso de smartphones e de redes sociais interfere em nossa vida

O uso das redes sociais e de smartphones está cada vez mais recorrente
 
Mas é preciso ficar atento às mudanças que a tecnologia impõe em nossas vidas: desde efeitos positivos até a alguns indesejáveis, o mundo online transformou o modo como nos relacionamos.
 
Veja cinco fatos que comprovam isso:
 
1) Uso de redes sociais para fins pessoais no trabalho prejudica produtividade
Uma pesquisa da Faculdade de Psicologia da Universidade de Bergen, na Noruega, afirma que o uso das redes sociais para fins pessoais durante o horário de trabalho pode ter um efeito negativo sobre o desempenho dos funcionários e do bem-estar das organizações.
 
— Mas não se pode descartar que o uso de sites de redes sociais para fins pessoais também estimula a criatividade e inspira alguns trabalhadores. Além disso, não se pode excluir que o uso destas ferramentas online desempenha papel importante se os colegas interagem entre si — explica a cientista.
 
2) Redes sociais melhoram o bem-estar e combatem isolamento da terceira idade
Segundo um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, treinar as pessoas mais velhas para usarem as mídias sociais melhora a capacidade cognitiva, aumenta a sensação de auto competência e pode ter um grande impacto positivo sobre a saúde mental e o bem-estar da terceira idade.

– Percebemos que as conexões sociais são importantes para a saúde cognitiva e física dos idosos. As pessoas que se isolam ou experimentam a solidão são mais vulneráveis a doenças e sentem mais os sinais do envelhecimento. Apoiar as conexões sociais das pessoas mais velhas é um dos nossos objetivos. Este estudo mostra como a tecnologia pode ser útil, pois traz benefícios para a saúde e bem-estar da terceira idade – disse Thomas Morton, líder do projeto.
 
3) Utilizar o celular enquanto está com outra pessoa prejudica o relacionamento
As pequenas interrupções diárias para checar smartphones e outros dispositivos estão interferindo nos relacionamentos amorosos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Brigham Young University, 74% das mulheres que possuem namorados ou maridos pensam que os celulares prejudicam suas interações com seus parceiros.

— Este ciclo faz com que as pessoas ficam presas, permitindo que a tecnologia interfira, mesmo em pequenas formas, na relação. Isso pode começar a desgastar lentamente a qualidade do relacionamento — disse Brandon McDaniel, um dos cientistas.
 
4) Checar muitas vezes a caixa de e-mail pode ocasionar estresse
Pesquisadores descobriram que ignorar e-mails pode causar sentimentos positivos. No geral, "limitar o número de vezes de checagem ao seu e-mail por dia diminuiu a tensão durante uma atividade importante e reduziu o estresse do dia a dia", escrevem os pesquisadores Kostadin Kushlev e Elizabeth Dunn, da University of British Columbia.
 
5) Uso de smartphones aumenta problemas na coluna, diz estudo
Na fila do banco, na sala de espera ou no ponto de ônibus, sempre há alguém de olho no smartphone. Se isso já virou epidemia, um problema de postura relacionado à inclinação da cabeça para consultar celulares e tablets está, também, quase se tornando uma. É o que diz um estudo do Centro Médico de Cirurgia Espinhal e Reabilitação de Nova York ao cunhar o termo “text neck” (ou “pescoço da mensagem de texto”) em publicação recente na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário