Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Mais comum no verão, gota piora com calor e consumo excessivo de álcool

Inchaço causado pelo acúmulo de cristais de ácido úrico
debaixo da pele
Pouca hidratação aumenta o índice de ácido úrico, causador da doença
 
A chegada do verão traz algumas preocupações adicionais para os homens que consomem muita bebida alcoólica: o aparecimento da gota — uma inflamação dos tecidos causada pela cristalização do ácido úrico dentro das articulações. A doença acomete principalmente o público masculino, 95% dos casos ocorrem em homens entre 30 e 50 anos.
 
Entre os principais vilões do quadro, a reumatologista Evelin Goldenberg, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), cita o consumo de álcool, sobretudo no verão, quando o clima quente e o tempo de recreação estimulam a alimentação inadequada e a baixa hidratação.
 
— A gota causa muita dor e grande desconforto. Grande parte dos casos acontece nos pés, e a pessoa chega a ficar semanas sem conseguir sequer usar calçados.
 
Outras articulações podem ser acometidas, como joelhos, tornozelos e mãos. O ácido úrico elevado pode ainda causar tofos (inchaço causado pelo acúmulo de cristais debaixo da pele), pedras nos rins e, em casos graves, insuficiência renal. Pode ser também  fator de risco para doença cardiovascular, se associado com colesterol elevado, pressão alta e obesidade.
 
De acordo com a especialista, a alimentação responde por cerca de 10% do volume de ácido úrico presente no organismo, e normalmente provém de alimentos como feijão, carnes, embutidos, frutos do mar e peixes – esses últimos com consumo mais comum no verão.
 
— Em média, 90% do ácido úrico do corpo é resultado do metabolismo do DNA. Mas esses 10% advindos da alimentação podem fazer a diferença entre desenvolver ou não a doença.
 
Beber menos faz parte do tratamento
Reduzir o índice de ácido úrico, a partir do controle da alimentação e ingestão de álcool, é a principal recomendação médica para evitar o desenvolvimento da gota, assim como manter o corpo bem hidratado com o consumo de água e sucos.
 
— Mas o tratamento é mais complicado, pois é preciso dissolver as proteínas cristalizadas que estão causando a inflamação.
 
Estima-se que uma em cada 3.000 pessoas tenha gota no Brasil, e a maior parte dos casos demora para ser diagnosticada por falta de atenção do paciente ou por acreditar se tratar apena de uma inflamação passageira.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário