Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Leite não é 'alimento perfeito', segundo estudos

Alguns estudos ligaram o leite ao risco de câncer de ovário e próstata Foto: fotoedu  / iStock
Foto IStock: Alguns estudos ligaram o leite ao risco de câncer
 de ovário e próstata
Estudo recentes constataram problemas relacionados ao alto consumo do produto
 
O leite é conhecido como um “alimento perfeito”, que colabora muito com a saúde. Mas alguns estudos começaram a sugerir potenciais efeitos nocivos de seu alto consumo. Confira detalhes sobre o assunto, listados pelo jornal Huffington Post.
 
1) Diz-se que uma dieta rica em leite ajuda as crianças a terem ossos fortes e evita danos da osteoporose em idosos. No entanto, alguns pesquisadores observaram taxas de fratura baixas nos países asiáticos, onde pouco leite é consumido, e questionaram se há evidência suficiente para apoiar as recomendações do consumo do alimento. Além disso, alguns estudos ligaram o leite ao risco de câncer de ovário e próstata, embora muitos cientistas acreditem que mais pesquisas são necessárias antes de tirar conclusões de que o leite é a causa.
 
2) No ano passado, um estudo sueco publicado em uma revista médica britânica descobriu que o grupo de mulheres que bebiam três ou mais copos de leite apresentou taxas maiores de morte que o daquelas que beberam menos de um copo por dia. Ossos quebrados se mostraram mais comuns em voluntárias que consumiam muito o produto. Outros itens lácteos não estavam ligados a esses problemas. O principal autor da pesquisa, Karl Michaelsson, da Universidade de Uppsala, disse que os resultados são muito preliminares para indicar a necessidade de uma mudança nas recomendações dietéticas.
 
3) “A ideia de que o leite é um alimento perfeito foi desacreditada”, disse o nutricionista David Levitsky, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Mas continua a ser uma rica fonte de cálcio e ainda é visto como uma parte valiosa de uma dieta bem equilibrada, especialmente para as crianças, acrescentou o especialista. “É um bom alimento. Mas você não deve olhar para ele como um alimento mágico”, comentou.
 
Terra

Obs.: Quando fui fazer minha especialização em acupuntura, aprendi que na medicina chinesa costuma-se dizer que "O homem é o único mamífero que que depois de crescido continua a beber leite".

Na Medicina Tradicional Chinesa, o leite é responsável pela produção de muco que está associado a doenças como bronquite, asma, sinusite, etc...; então quando temos um paciente com essas patologias, uma das primeiras orientações que damos é a de cortar o leite, e os benefícios são imediatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário