Cigarro pode causar nascimento prematuro |
Um programa de saúde de Ohio, nos Estados Unidos, está oferecendo fraldas grátis em troca de as grávidas fumantes abandonarem o mau hábito. As informações são da agência de notícias AP (Associated Press).
O objetivo da iniciativa é reduzir o número de nascimentos prematuros e a mortalidade infantil. Estudos mostram que o fumo durante a gravidez pode antecipar o trabalho de parto e causar problemas de saúde para o bebê.
As futuras mamães que comparecerem a pelo menos quatro sessões do grupo de apoio e provarem, por meio de exames, que seus filhos estão livres dos efeitos do tabaco ganham um voucher de R$ 70 (US$ 25) por mês durante um ano.
A participante Brittney Lykes, de 24 anos, está grávida de gêmeos e costumava fumar meio maço por dia, mas reduziu o consumo para um cigarro por dia e está esperançosa em abandonar o vício antes de os gêmeos nascerem.
— Eu não quero causar qualquer prejuízo a eles.
Laurie Adams, criador do programa, acredita que mensagens positivas ajudam as mães a se sentirem apoiadas durante o desafio de parar de fumar.
— Estamos incentivando essas mães a pararem de fumar durante a gravidez, mas a parte mais difícil é que elas se mantenham no programa.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário