Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

8 dicas para acabar com o cansaço

Além do sedentarismo, depressão e distúrbios do sono contribuem para a fadiga
Além do sedentarismo, depressão e distúrbios do sono
contribuem para a fadiga
Estilo de vida saudável e exercícios físicos minimizam o problema; causa da fadiga deve ser investigada por um médico
 
O mundo cobra produtividade, mas a vontade é deitar em um sofá e não levantar mais. Se uma fadiga inexplicável te atinge e persiste por dias a fio, é sinal de que algo não anda bem com sua saúde, seja ela física ou emocional. Pesquisa feita pelo Ibope, em 2014, apontou que 61% dos brasileiros se sentem muito cansados frequentemente e o sedentarismo é a principal razão.
 
A falta de exercícios físicos e a inconstância ao praticar a atividade geram cansaço. E a partir de então, o corpo entra em um círculo vicioso: quanto menos alguém faz exercício, mais cansado fica.
 
Para aqueles que religiosamente mexem o esqueleto e ainda se sentem cansados, o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que a fadiga pode ser causada por outras razões não muito claras. Em algumas ocasiões, nem os médicos conseguem descobrir o motivo de tanto cansaço. 
 
“Às vezes, procuramos e não encontramos nenhuma causa aparente”, diz ele. Nesse caso, costuma-se investigar se a pessoa teve alguma infecção viral tempos antes de começar a reclamar do cansaço.
 
 
Embora estudos científicos ainda não tenham comprovado essa relação, Camiz conta que em muitos casos de fadiga há o histórico de infecção.

Sono e cansaço frequentes podem ser consequência da má alimentação

Já entre as causas que os médicos conseguem diagnosticar, a depressão aparece com muita frequência. “Não dá para saber a relação causa-efeito: se foi a depressão que causou fadiga ou se a fadiga levou à depressão. Mas a verdade é que quando a depressão é tratada, os sintomas melhoram”, diz.

Pesquisa mostra que brasileiro está cansado e que isso prejudica o sexo, a produtividade e a prática esportiva

Desequilíbrio hormonal, má nutrição, alterações na tireoide, estresse e distúrbios do sono compõem o rol de problemas que contribuem para o sofrimento de grande parte dos brasileiros.

Muito cansado? Conheça 14 causas que podem estar por trás de sua fadiga
 
O clínico geral e diretor do Vita Check-up Center, Antonio Carlos Till, explica que cargas excessivas de trabalho atrapalham o desempenho intelectual, gerando cansaço.

Fadiga adrenal pode levar a excesso de cansaço
 
"Causa piora na produtividade, redução da capacidade de memória, dificuldade no foco, aumento de erros, apatia e falta de disposição para ir ao trabalho", explica o médico. “É um círculo vicioso, com menor descanso, menor recuperação do gasto de energia, elevação do cansaço e enfrentamento da jornada com mais dificuldade”, diz o clínico geral.

14 alimentos que combatem o cansaço
 
A fadiga, diz o médico, também pode facilitar a ocorrência de doenças, provocar baixa autoestima e comprometer o desempenho sexual. “É preciso estar atento aos seus primeiros sintomas, para não deixar que o quadro ganhe uma proporção desastrosa”, recomenda.
 
Se não tratado, esse cansaço pode provocar doenças e problemas em todo o organismo. A pele pode ser atingida, surgindo a dermatite seborreica e psoríase, o aparelho digestivo reclama por meio de gastrites, úlceras e síndrome do colo irritável, a cabeça manifesta sua insatisfação com enxaqueca, o sistema arterial sofre com pressão alta e o mau-humor impera. Casos de irritabilidade e intolerância são comuns em quadros de fadiga, explica o médico.  “Queda de cabelo e diminuição da força muscular também podem acontecer”, diz Till.
 
Veja 8 dicas para mandar o cansaço embora:
 
- Tente estabelecer regras básicas no dia a dia para diminuir o estresse, como conciliar os horários no contrafluxo do trânsito para evitar congestionamentos
 
- Beba bastante líquido e estabeleça horários para a alimentação, evitando intervalos longos entre as refeições
 
- Pratique exercícios a fim de quebrar o estresse exagerado de longas horas de trabalho e minimizar o sedentarismo
 
- Faça refeições leves para não atrapalhar a produtividade
 
- Mantenha o ambiente de trabalho adequado, deixando o computador na posição em que favoreça a postura correta. Além disso, temperatura agradável e boas condições de higiene melhoram as condições de trabalho
 
- À noite e nos fins de semana, desligue-se do trabalho para sair da rotina
 
- Desenvolva atividades motivadoras fora do trabalho, como fazer cursos em áreas de interesse ou dedicar-se a um hobby
 
- Invista em bons relacionamentos em casa, no trabalho e com os amigos
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário