Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de março de 2015

Automedicação pode agravar risco de dengue

Ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios apresentam os maiores riscos

Com a epidemia de dengue e aumento de casos, a preocupação com a automedicação aumenta, pois há alto risco de agravar o quadro clínico e fazer com que a doença evolua para o tipo hemorrágico. A orientação é não ingerir qualquer medicamento, principalmente os que contêm ácido acetilsalicílico - o popular AAS - e anti-inflamatórios.
 
O médico Edgard Steffen alerta que, com o alto número de casos, qualquer sinal de febre deve ser suspeito de dengue, e o indicado é procurar imediatamente uma unidade de saúde. Como os sintomas podem confundir-se com um quadro gripal ou com outras doenças infecciosas, muitas pessoas acabam procurando medicamentos para aliviar as dores, e isso pode ser perigoso se houver realmente o contágio da dengue.
 
Steffen explica que os principais medicamentos a serem evitados são os que contêm acetilsalicílico, presente em antigripais, e também os anti-inflamatórios. Isso porque eles inibem a coagulação do sangue, pois são antiagregantes plaquetários, o que pode provocar hemorragias internas e externas. O médico lembra que não há medicamentos indicados para o tratamento da dengue. O que se prescreve é repouso, hidratação e vigilância quanto a possíveis complicações.

CruzeiroNet / Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário