Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Recém nascidos que mamam correm menos risco de ter morte súbita

O leite materno também contém anticorpos que ajudam o sistema imunológico

Um novo estudo publicado na revista americana Pediatrics mostra que recém nascidos que tomam leite materno tem menos chances de ter a síndrome da morte súbita.


A recomendação é que os bebês sejam amamentados até pelo menos um ano

A síndrome da morte súbita infantil é definida como a morte repentina de uma criança menor de um ano de idade e sem causa aparente.

Mortes por este tipo de síndrome são mais comuns entre as idades de dois e quatro meses. No total, a síndrome é responsável por mais de 2.500 mortes infantis nos Estados Unidos a cada ano.

O médico Fern Hauck, da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia, junto com sua equipe, olhou mais de 288 estudos sobre amamentação entre 1996 e 2009. Ele estreitou seus resultados para 18 estudos que se encaixem em seus critérios de qualidade de investigação.

O que a equipe descobriu foi que crianças que tinham recebido qualquer leite materno para qualquer quantidade de tempo que teve o seu fator de risco reduzido em 60%. Se as crianças foram até a idade de alimentação até dois meses ou mais, o risco foi 62% menor.


Confira também
Filho de mãe com depressão pós-parto também pode ter doença


Leia os principais destaques do dia


Crie seu e-mail @R7. É fácil, rápido e grátis
...Em crianças que receberam exclusivamente leite materno, os pesquisadores viram que houve maior redução de risco. A ocorrência da síndrome em crianças que foram amamentadas exclusivamente se mostrou 73% menor.

Os investigadores acreditam que uma possível conexão pode ser que os bebês amamentados são mais facilmente despertado do sono, ao contrário dos que são amamentados pela mamadeira.

O leite materno também contém anticorpos que ajudam o sistema imunológico de uma criança e reduz o risco de infecções durante o período de tempo quando os bebês correm maior risco de ter a síndrome.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente durante os primeiros seis meses e durante o primeiro ano, se possível.

Hauck e sua equipe acreditam que esta é a melhor recomendação e que a amamentação seja incluída em panfletos sobre prevenção da síndrome que são dados a mulheres grávidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário