Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Rússia aceitará verduras europeias mediante garantias do país exportador

País proibiu importação de vegetais após surto da bactéria E. coli

O chefe do serviço epidemiológico russo, Gennady Onishchenko, disse nesta quarta-feira (15), segundo a agência Interfax, que a Rússia está disposta a levantar parcialmente o veto às verduras europeias em troca de garantias dos serviços fitossanitários dos países exportadores, perante a falta de avanços nas negociações com a Comissão Europeia.


Herwig Prammer/02.06.2011/Reuters

- Estamos dispostos a permitir parcialmente a entrada de produtos [vegetais] em troca de garantias dos serviços nacionais.

Onishchenko informou que na noite desta terça-feira (14) concluiu uma rodada de conversas com representantes da Comissão Europeia e se queixou que "não há compreensão" por parte de seus interlocutores.

- Seguimos esperando as propostas [europeias] de certificados que garantam a segurança da produção.

No último dia 10, em uma cúpula realizada na cidade russa de Nizhni Novgorod, os líderes da Rússia e da União Europeia chegaram a um acordo que Moscou levantaria a proibição às importações de verduras europeias em troca de garantias de segurança da Comissão Europeia, e não dos serviços fitossanitários dos países exportadores.

Onishchenko assinalou que no mesmo dia da cúpula chegou a um acordo com as autoridades holandesas, que tinham aceitado as requisições russas para desbloquear a entrada de vegetais procedentes da Holanda, mas "a Comissão Europeia indicou que assumia a responsabilidade".

- A situação na Europa não estimula otimismo. Seguem sendo registrados casos de doentes, apesar das declarações da União Europeia de que acalmaram a situação.

Em 30 de maio, a Rússia proibiu as importações de verduras procedentes da Espanha e da Alemanha devido ao surto infeccioso da bactéria E. coli, veto que as autoridades russas ampliaram a todos os vegetais procedentes da UE em 2 de junho. Só na Alemanha o surto deixou 37 mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário