Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 15 de junho de 2011

São Bernardo tem primeira academia de SP para portadores do HIV

São Bernardo do Campo é a primeira cidade de São Paulo a implantar uma academia pública especializada no atendimento de pacientes com o vírus HIV. Os exercícios são acompanhados por fisioterapeutas e voltados, por exemplo, a recuperar movimento em pessoas que perderam funções motoras em decorrência de complicações da doença, e também como prevenção.



“A gente propõe um tratamento preventivo aliado à atividade física, nutrição adequada e fonoaudiólogo para executar exercícios físicos voltados a esses casos”, explica a infectologista Mariliza Henrique da Silva, chefe de seção do Centro de Especialidades Médicas e do programa DST/Aids de São Bernardo.

O espaço integra os serviços do programa DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do município, mas pessoas portadoras do vírus fora do programa também podem utilizar a academia, bastando procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade e pedir encaminhamento médico para o serviço.

A academia atende atualmente 61 pacientes, entre homens e mulheres. Quem chega lá, tem de passar por avaliação física e cardiovascular. Os equipamentos utilizados são trampolim, pesos para braços e pernas e bicicleta ergométrica.

A academia funciona na Clínica Municipal de Especialidades Médicas que fica na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, 3º andar, Baeta Neves. Mais informações pelo telefone (11) 4126-9800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário