São Bernardo do Campo é a primeira cidade de São Paulo a implantar uma academia pública especializada no atendimento de pacientes com o vírus HIV. Os exercícios são acompanhados por fisioterapeutas e voltados, por exemplo, a recuperar movimento em pessoas que perderam funções motoras em decorrência de complicações da doença, e também como prevenção.
“A gente propõe um tratamento preventivo aliado à atividade física, nutrição adequada e fonoaudiólogo para executar exercícios físicos voltados a esses casos”, explica a infectologista Mariliza Henrique da Silva, chefe de seção do Centro de Especialidades Médicas e do programa DST/Aids de São Bernardo.
O espaço integra os serviços do programa DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde do município, mas pessoas portadoras do vírus fora do programa também podem utilizar a academia, bastando procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade e pedir encaminhamento médico para o serviço.
A academia atende atualmente 61 pacientes, entre homens e mulheres. Quem chega lá, tem de passar por avaliação física e cardiovascular. Os equipamentos utilizados são trampolim, pesos para braços e pernas e bicicleta ergométrica.
A academia funciona na Clínica Municipal de Especialidades Médicas que fica na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, 3º andar, Baeta Neves. Mais informações pelo telefone (11) 4126-9800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário