Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de julho de 2011

Cogumelo ajuda a diminuir o colesterol

No Sul, há maior risco de colesterol alto porque come-se mais, especialmente carnes, que são gordura saturada

Quem sofre com colesterol alto tem na ponta da língua o que ajuda a manter os níveis adequados. Abacate e fibras são os mais lembrados. O que pouca gente sabe é que o cogumelo pode ser um forte aliado nesta dieta, segundo o nutrólogo Máximo Asinelli. Não se trata do champignon, comumente utilizado em strogonoff, mas do fungo natural, seco, que absorve a gordura animal causadora do alto LDL, o colesterol ruim.

O fungo in natura tem fibra solúvel, que diminui a absorção de gordura animal. Assim, ele reduz o colesterol LDL, que é um dos principais responsáveis pelas doenças cardiovasculares. “O LDL tem partículas menores e de baixa densidade que penetram nas camadas da artéria coronária e a entopem, causando principalmente infarto do miocárdio e AVC”, explica Asinelli.

Segundo o nutrólogo, o cogumelo em conserva não tem essa propriedade porque vem banhado em substância ácida. “Para neutralizá- la, o fungo é lavado por vários dias. Então, recebe amido para ficar estufado”, conta.

Existe apenas uma exceção: quando a conserva for feita em óleo de girassol, que não compromete as propriedades nutricionais do cogumelo.

O shitake europeu (Funghi pleurotus) é o mais indicado. “Ele é mais carnudo e rico em proteínas, cálcio, fósforo, potássio e ferro”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário