Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de julho de 2011

Os problemas de usar salto alto

Sapatos e sandálias muito altas podem ocasionar varizes, dores na coluna e até encurtamento de músculo

Solução é variar entre o salto alto, o baixo e a sapatilha / Foto: Junker/ShutterstockGrande aliado da mulher, o salto alto é uma ótima opção para quem deseja parecer mais alta, elegante, feminina e até mais sexy. No entanto, é preciso ter cautela na hora de escolher, pois o uso constante não é benéfico à saúde. Pelo contrário, o uso excessivo de sapatos e sandálias com salto alto pode acarretar sérios danos ao corpo.

De acordo com o doutor Caio Nery, ortopedista e especialista em cirurgia do pé, do Hospital Israelita Albert Einstein, para evitar lesões causadas pelo salto só existe uma solução: abandoná-lo. Mas é quase impossível colocar essa ideia na cabeça das mulheres, principalmente das que aderem ao tipo de calçado até para trabalhar.

“O uso contínuo do salto interfere diretamente na cadeia muscular, ocasionando dores em diversas partes do corpo como panturrilha, joelho, quadril e cervical”, aponta.

Você certamente já viu alguma mulher com dores na musculatura posterior ao calçar chinelos ou sapatilhas. Isso acontece porque há um encurtamento muscular. “O corpo se acostuma com a posição do músculo e fica difícil descer do salto”, explica.

A cadeia muscular começa no pescoço, atravessa as costas, lombar, desce para as coxas, pernas e pés. Para evitar dores, é preciso manter alongada a musculatura por meio de de exercícios físicos.

Portanto, fique atenta aos sinais do seu corpo e, ao sentir dores, procure um ortopedista. “A maioria dos casos é tratada com fisioterapia. A cirurgia é indicada apenas em caso de deformidades”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário